Curiosidade: Alemanha é campeã da Copa do Mundo de Futebol... De robôs!

12:00:00 0 Comments A+ a-

Felizmente não estamos falando do torneio da FIFA, mas de um campeonato bastante inusitado que ocorreu em Cingapura, apenas com robôs!

 

Nas últimas semanas ocorreu a RoboCup 2010, um evento de robótica bastante conhecido na Ásia, que tem como finalidade colocar à prova as habilidades de profissionais e estudantes da área de diversas partes do mundo.

Há campeonatos para diferentes categorias de robôs, desde os mais simples até humanoides, os maiores destaques da última edição. Todos os robôs que atuam nas partidas não são controlados por suas equipes e agem espontaneamente, apenas com a programação que receberam anteriormente.

Como funciona

As equipes cadastradas precisam apresentar um robô dentro dos requisitos de uma das categorias da competição anteriormente ao início dos jogos. Ele precisa identificar a bola, se aproximar dela, chutar, passar e realizar todas as ações básicas do futebol. Caso o robô passe pelo crivo dos organizadores, a equipe entra na competição de acordo com a categoria mais apropriada.
Todas as demais características do campeonato seguem o padrão das conhecidas Copas, com fase de grupos, mata-mata e finais. As partidas contam com juízes e algumas regras especiais para que tudo aconteça da melhor forma possível.

Craques do futuro!

Boa parte das equipes participantes conseguiu criar robôs que atendessem aos requerimentos para adentrar o campeonato, mas uma das equipes alemãs criou um protótipo muito superior às demais, como você pode conferir no vídeo abaixo, referente à partida final da Copa.

A velocidade de reação e fluidez dos movimentos do time azul é realmente espantosa, em especial pelo fato de os robôs agirem sem nenhuma intervenção. Apenas com uma câmera eles são capazes de identificar a bola e posicionar o corpo para realizar o chute certeiro, que em alguns casos faz inveja em muitos jogadores profissionais por aí.

O desafio para os desenvolvedores foi criar um software capaz de realizar todos esses movimentos da melhor forma possível. O resultado é realmente espantoso, embora muito ainda possa ser melhorado nos pequenos humanoides.

Error 404: tela azul da morte

11:56:00 0 Comments A+ a-

Foi detectado um problema e o Error 404 foi ativado para informar todos os detalhes sobre a tela azul do Windows. Iniciando despejo de informações...

 

Se esta for a primeira vez que você vê esta tela de erro de parada, então você é novato com o sistema Windows. Entretanto, se você já está habituado aos erros do Windows, certifique-se de que existe tempo suficiente para ler todas as história da tela azul da morte.

Caso você precise usar o Modo de segurança para continuar lendo, então inicialize o computador usando o Linux. Após a leitura completa do artigo, entre em contato com o Administrador para tentar solucionar o problema.

Era uma vez...

O Windows! Um sistema robusto (até parece...), compatível com muitos programas, capaz de rodar jogos de última geração e surpreendente para os novatos no mundo da informática. Todavia, certo dia aconteceu algo inesperado. A tela azul da morte apareceu com seu plano maligno para chatear a vida dos usuários.

Desde então ela domina os computadores e ataca bem na hora que você estava terminando aquele trabalho da faculdade, o qual tinha exatas 73 páginas. A vilã mostra suas garras com muita frequência e cada vez que isso acontece, alguém acaba quebrando um CD do Windows. A Microsoft, toda poderosa e criadora da tela azul, mantém os mesmos erros e ainda que você use o Windows Ultra Power 2020 vai acabar se deparando com ela.

Tela azul no ponto de ônibus em Nova York
Erros inesperados! A imagem acima mostra um ponto de ônibus em Nova York equipado com Windows (e tela azul)

O dia em que apareceu pela primeira vez? Ainda me lembro bem, era uma segunda-feira e alguém na Microsoft anunciou uma novidade exclusiva: uma tela azul fantástica que iria aparecer sempre que acontecesse um erro. A sensação do momento era a tal tela azul e até o próprio Bill Gates foi traído com a sua própria arma.
O problema é que a tela azul da morte não se restringiu ao criador e invadiu a casa de todos. Neste exato momento há pelo menos algumas centenas de computadores exibindo um erro exclusivo do Windows.

Obviamente essa arma foi evoluindo com o tempo e atualmente ela traz tantas informações que ninguém entende nada do que está escrito.

A história da BSOD (“Blue Screen of Death”, em português Tela Azul da Morte) continuou nas versões posteriores do Windows, mas ganhou variações – algumas simples e outras complexas. Entre tantas estão a Tela Preta da Morte e a Tela Vermelha da Morte, as quais não são exatamente iguais, mas são piores: indicam erros mais graves e possivelmente impedem o sistema de funcionar (ou seja, não há solução).

As sucessivas telas de erro concederam fama ao Windows, que se tornou um sistema um bocado duvidoso quanto ao quesito segurança, mas que de qualquer maneira ainda é o mais utilizado no mundo — afinal, todo mundo ama telas azuis e erros constantes. Foi aproveitando de toda a fama que a Microsoft resolveu lançar o console de games, o famoso Xbox 360 (sucessor do primeiro video game da empresa nomeado apenas como Xbox).

E com o lançamento de um novo produto, veio um novo sistema. E o que significa um novo sistema? Novos erros, claro! A Microsoft desenvolveu um sistema ideal para jogos, porém não há como alcançar a perfeição no mundo da informática, tanto hardware como software (entenda software como Windows e suas variações) podem gerar erros.

Desde o lançamento do Xbox 360 ele ficou conhecido por ser o video game com mais problemas, justamente em decorrência das famosas 3RLs (“3 Red Lights”, ou, Três Luzes Vermelhas). Esse erro não é exatamente o mesmo da Tela Azul da Morte, pois é muito pior do que ocorre com o Windows (e também é diferente porque não mostra nada na tela). Normalmente a BSOD não estraga o computador — ela é só uma pegadinha de mau gosto mesmo — do usuário e basta reiniciar e desinstalar um driver para que o sistema volte ao padrão.
Xbox 360 envergonha proprietários do console e a Microsoft na conferência GDC 2008

O erro do Xbox 360 é mais complexo, porque estraga o console completamente, sendo necessário reparo técnico na parte de hardware do produto (agradeçamos a Microsoft por mais esse prazer único). Todavia, a frequência com que este erro acontece tem muita semelhança com o da Tela Azul, sendo uma grande dor de cabeça para os proprietários do console.

Atualmente as telas azuis continuam a aparecer e mesmo com a utilização do Windows 7 e Vista é provável que algumas dores de cabeça aconteçam em momentos aleatórios. Claro que, a Microsoft vem tentando eliminar a presença das telas azuis, mas elas são muito necessárias e possivelmente nunca sairão do sistema.

O que gera a tela azul? Como resolver?

O que gera é óbvio: o Windows. Quem produziu ela todo mundo já sabe, mas há motivos de sobra para que ela apareça do nada e arruíne sua vida. Em geral a BSOD pode ocorrer ao tentar instalar alguma inutilidade, quando um driver não é compatível, ao adicionar uma placa de vídeo que custou mil reais, em situações que a memória RAM apresenta defeitos ou até quando algum arquivo do Windows está corrompido – ou seja, sempre vai dar tela azul.

Soluções? Até existem, mas são poucas. Em teoria, bastaria realizar o inverso do erro, ou seja, se um novo hardware ocasionou a travada, bastaria remover a placa e jogá-la no lixo. Contudo, o problema é descobrir o que ocasiona o erro, porque a tela azul não vai informar com todas as letras e detalhes o motivo da parada. Normalmente, o BSOD exibe a seguinte informação: *** STOP: 0x000008E (0C0000005, 0XBFABFF1B, 0XB8F61B14, 0X00000000).

Alguns computadores que apresentaram Tela Azul

Caso você seja um gênio da informática ou o programador do Windows, certamente vai entender ao que se refere o erro, contudo seres humanos (e até os que têm a inteligência do Einstein) não conseguem resolver um problema somente analisando o código do erro – tá bom, o Einstein conseguiria. Enfim, só para constar, a mensagem apresentada no parágrafo acima faz referência a um possível problema no driver da NVIDIA.

Se você está passando por diversos erros de tela azul, talvez o artigo “O que fazer quando a Tela Azul da Morte der as caras?” que o Baixaki criou ajude. No entanto, os azarados que estão sofrendo com erros há muito tempo devem recorrer a uma solução mais drástica: sentar e chorar, aliás, trocar de sistema (ou comprar um PC novo e jogar o seu no lixo).
A tela azul virou moda
Sim, virou uma moda não só nos computadores, mas também na vestimenta, nos acessórios e em outros gadgets. Atualmente existem camisetas estampadas com a BSOD, mousepads personalizados, canetas com a mensagem, wallpapers, screensavers e outros tantos produtos virtuais e reais.

Caneca com Tela Azul
Imagem por yuri goytacaz

Vale lembrar que já aconteceu (e ainda pode acontecer) no Nintendo DS, no PSP e nos antigos Gameboys Advanced erros parecidos com o da Tela Azul da Morte. Entretanto, os consoles portáteis apenas geram erros semelhantes quando o usuário remove os jogos durante a execução ou quando a execução de algum programa gera conflito com o software do video game.

Erros sempre existirão e nada será perfeito, pois sempre há falhas, ainda mais que a cada dia surgem novos programas, novos itens de hardware e provavelmente alguma novidade não será compatível com antigos softwares e hardwares.

Cantinho da Luh

Foi detectado um problema e o Error 404 acabou de forma inesperada.

Se esta for a primeira vez que você vê esta tela de erro de parada, comente abaixo. Se a tela foi exibida novamente, você provavelmente está visitando o artigo pela segunda vez.

Informações técnicas:

*** STOP: 0x000007 (0C0000001, OXBFABFFIB, 0XB8F51B31, 0X00000000)

*** cantinhodaluh_404.dll – Address BXK1FF1B base at NZN9D4000, Datestamp 01072010h17


Iniciando despejo de memória física.
Despejo de memória física concluída.
Não deixe de dar sua opinião.
Após comentar, visite outro link para solucionar o problema!
Baixaki

Foi detectado um problema e o Error 404 acabou de forma inesperada.

Se esta for a primeira vez que você vê esta tela de erro de parada, comente abaixo. Se a tela foi exibida novamente, você provavelmente está visitando o artigo pela segunda vez.

Informações técnicas:

*** STOP: 0x000007 (0C0000001, OXBFABFFIB, 0XB8F51B31, 0X00000000)

*** baixaki_404.dll – Address BXK1FF1B base at NZN9D4000, Datestamp 01072010h17


Iniciando despejo de memória física.
Despejo de memória física concluída.
Não deixe de dar sua opinião.
Após comentar, visite outro link para solucionar o problema!

Configurações ideais

11:48:00 0 Comments A+ a-

Seu computador ainda é movido a carvão? É moderno, mas mesmo assim você quer trocá-lo? Confira as dicas.

 Artigo atualizado.

O ano de 2010 está aí e seu computador está no modelo 2009? Você não consegue jogar nenhum dos jogos que estão sendo lançados e seu computador trava até mesmo quando você tenta abrir o bloco de notas? É hora de trocar de máquina, não é mesmo? Acompanhe este artigo e saiba como são os computadores que devem fazer a cabeça dos usuários neste ano novo.

É fato que cada usuário possui uma certa necessidade e computadores muito equipados são apenas gastos perdulários, caso o usuário vá utilizá-los para funções básicas. Assim como computadores sem recursos gráficos não são nada indicados para usuários que pretendem lotar o disco rígido com jogos de última geração.

Computador, ou de dar upgrades nos que já possuem. Deve ser encarado com um guia de auxílio na hora de montar a máquina, não deixe de ler os artigos relacionados para maior aprofundamento em cada assunto. Também é importante lembrar que os componentes citados são, em sua maioria, os mais avançados da categoria. Pense muito nas suas necessidades antes de querer adquirir todos eles.

Processador

 Os processadores Single Core (aqueles de apenas um núcleo, como os saudosos Pentium 100, K6 500 e tantos outros) já são coisas do passado. Para 2010, quem não possui um processador com pelo menos dois núcleos não conseguirá acompanhar as novidades lançadas frequentemente.

Para usuários domésticos que utilizam o computador para aplicativos leves, como Messenger, navegadores e jogos em flash, os processadores com dois núcleos são mais do que suficientes para que todos os programas rodem de forma tranquila, sem travamentos que irritam até mesmo aos mais calmos dos usuários.

Processadores de núcleo simples são obsoletos

Um segmento de transição entre os usuários comuns e os gamers é o das pessoas que utilizam os computadores como ferramentas profissionais como os designers. Para esses, os computadores de núcleo duplo são suficientes, mas se a ideia for comprar um que dure mais do que um ano, os multi-core são mais indicados.

E mesmo os Core 2 Duo, Dual Core, Athlon X2 e outros processadores de núcleo duplo não são os mais indicados para usuários que desejam montar computadores com capacidade para suportar os games mais recentes. Para esses: quanto mais núcleos melhor! Portanto são recomendados os chips controladores com quatro núcleos, como os Intel Core i5 e i7 Quad Core e AMD Phenon X4.

O que deve ser levado em conta na hora da compra, além da quantidade de núcleos, é o clock de cada um deles. Clock é a velocidade com que cada núcleo do processador trabalha (exemplos: 1.6 GHz, 2.1GHz) e a memória Cache do processador. A memória Cache armazena informações vitais para os processos em atividade, sendo de extrema importância para a rapidez do sistema.

Memória RAM

Não adianta nada possuir um processador de vários núcleos se o computador não estiver equipado com memória suficiente para suportar todas as tarefas executadas ao mesmo tempo. Pentes únicos de 1 GB, que já foram considerados o máximo do poder computacional, já não podem ser encarados como básico, mas sim como ultrapassados.

Além dos mega e gigabytes presentes nos pentes de memória, o usuário deve ficar atento a alguns outros aspectos na hora de comprar os componentes. As placas-mãe possuem compatibilidades com certos tipos de barramento (DIMM, DDR, DDR2, DDR3, por exemplo) e é necessário que o pente possua o mesmo barramento da placa-mãe.

Hoje existem placas híbridas, pois a tendência é que os pentes de memória DDR2 (as mais comuns podem chegar a 800 MHz) sejam gradativamente substituídos pelos pentes de memória DDR3 (que se iniciam nos 800 MHz e podem chegar aos 1600 MHz).

Usuários domésticos podem se contentar com 2 GB DDR2 e ainda conseguirem obter bons resultados pelo menos até o final de 2011, pois não há previsões de que navegadores como Opera, Chome, Firefox e Internet Explorer, nem de que outros softwares muito utilizados por esse perfil de usuário (como widgets, jogos leves e reprodutores de vídeo) vão sofrer atualizações drásticas que exijam ainda mais memória.

Escolha bem o barramento e a capacidade Quem utiliza o Windows XP não precisa se preocupar com mais de 1 GB, as indicações acima são referentes aos usuários que possuem o Windows Vista ou Windows Sete.

Para os profissionais, é recomendado que os computadores ganhem um upgrade e passem a possuir entre 3 e 4 GB de memória, pois a execução de várias tarefas ao mesmo tempo (tarefas estáticas, em que a execução de uma, impede a execução de outra, como Photoshop e Word, por exemplo) exige bastante do computador nos momentos de alternância de janelas.

Mas até mesmo 4 GB podem ser pouco para aqueles usuários que pretendem instalar os jogos mais modernos que já foram (e que ainda serão) lançados.

Para rodar jogos como F.E.A.R 2, Fallout 3 e Crysis e ainda continuarem sem dar upgrades no computador pelos próximos dois anos, sem dor de cabeça. O mais recomendado é que sejam instalados pelos menos 6 GB de memória no computador. Mas claro, 4 GB são realmente suficientes para aqueles que não pretendem instalar todos os jogos de uma só vez.

Vale lembrar que para que sejam reconhecidas memórias a partir de 4 GB, os sistemas operacionais da Microsoft devem ser 64 bits. Os Windows 32 bits só reconhecem até 3 GB. Os sitemas operacionais da Apple (MAC) e Linux não sofrem com esse problema, podendo reconhecer mais de 3 GB em qualquer sistema nativo.

Placa de vídeo

As placas de vídeo devem ser compradas com um cuidado especial. A quantidade de memória liberada pelo chip gráfico é importante, mas é essencial que seja analisado o processador embutido à placa. As velocidades de processamento (GPU) são essenciais para o bom aproveitamento dos softwares que exigem recursos gráficos.

Se o usuário quiser economia na hora de montar o computador, placas-mãe com bons chipsets são mais indicadas do que placas gráficas, mas é necessário saber que possivelmente algumas aplicações ficarão bastante travadas, a menos que o usuário utilize somente softwares leves, mais voltados à internet.

Profissionais que utilizam muitos programas gráficos e outros softwares que exigem bastante qualidade gráfica do computador não podem pensar em placas de vídeo com menos de 512 MB e velocidade do GPU (processador das unidades gráficas) inferior a 600 MHz, sempre se lembrando de fugir das tecnologias TurboCache, mais recomendadas para usuários domésticos.

Placas gráficas são básicas para gamers

Placas com TurboCache para gamers, jamais. É claro que as placas gamers são mais caras, mas sem elas não há como esperar muita qualidade, nem altas taxas de atualização de frame para os novos jogos. Os 512 MB reais de memória gráfica, com frequencia GPU de pelo menos 625 Mhz é o básico para este ano, mas se for possível, a instalação de placas de 1 GB e 648 MHz GPU é extremamente recomendada.

Existem também as placas Middle-end, que são mais baratas que as top de linha, mas rodam a maioria dos aplicativos e jogos sem problemas. Algumas placas que se encaixam nesse perfil são as nVidia GeForce 9600 e as ATI Radeon 4670.

Não importa o perfil dos usuários, as fabricantes de placas gráficas mais indicadas continuam sendo ATI e nVidia. A ATI e os chipsets Radeon HD 5000 Series (com 850 MHz e 1 GB) prometem esquentar a briga com as placas GeForce 300 Series (que serão lançadas ainda nesse ano). O preço médio delas é bastante salgado, mas a qualidade é excelente.

Notebooks e netbooks não costumam possuir placas gráficas integradas, sendo nesse caso, extremamente importante que o chipset gráfico tenha boa capacidade de processamento, para evitar travamentos durante as atividades que exijam um pouco mais de qualidade de vídeo.

Discos Rígidos (HD)

Assim como as placas gráficas de 128 MB, discos rígidos de 800 MB já foram o ápice da evolução tecnológica. Hoje, comprar discos rígidos com menos de 300 GB é perda de dinheiro, pois para guardar todos os documentos que os usuários baixam e criam, além dos programas cada vez maiores, 160 GB podem ser insuficientes.

Disco rígido

Usuários profissionais se dividem em três segmentos nesse aspecto. Aqueles que trabalham apenas com documentos de texto, planilhas e relatórios podem se limitar aos 320 GB dos usuários comuns. Designers e afins, que trabalham com muitos arquivos de imagem e precisam fazer constantes backups, podem possuir dois HDs de 300 ou 500 GBs. Já profissionais que trabalham com edições de vídeo (que não possuam servidores remotos) devem possuir pelo menos dois discos de 1 TB cada.

Quem faz do video game uma verdadeira máquina de jogos, precisa de muito espaço para instalar todos os que deseja, portanto, são necessários 2 TB para aqueles que não costumam excluir seus jogos após terminá-los e 1 TB para o que aprovam a exclusão regular de softwares.

Deve-se levar em consideração também, outros fatores além da capacidade de armazenamento do HD. Ao comprar um disco rígido, o usuário poderá perceber que há definições de RPM nos componentes, esse RPM, diz respeito à velocidade de processamento de dados no HD.

Discos com 7200 RPM são mais indicados do que discos com 5400 RPM, pois processam as informações de maneira mais rápida e portanto, podem executar mais tarefas simultaneamente. Além disso, há outra forma de melhorar o desempenho do disco rígido, trata-se da tecnologia RAID, mas para utilizá-la é necessário possuir mais de um disco.

Utilizando o RAID (Conjunto Redundante de Discos Independentes) o usuário pode distribuir tarefas entre os dois HDs, assim evitando a sobrecarga de tarefas sobre um disco rígido apenas e aumentando a funcionalidade de ambos.

Drives óticos

Drives de leitura ótica são de suma importância para diversos tipos diferentes de usuários. Gravadores de DVD são itens básicos para qualquer computador que seja montado hoje em dia, tanto pelo volume de dados que são suportados pela mídia, quanto pelas vantagens de se poder assistir a filmes diretamente do PC.

Gravadores de DVD também são de suma importância para aqueles que trabalham com computador e exigem muita transferência de arquivos para terceiros, como editores de imagens, músicas e vídeos. Aplicativos de escritório têm seus arquivos facilmente transferidos via pendrive ou email, mas ainda assim, um gravador de DVD é bastante recomendado.

Drive óptico

Os usuários domésticos, o que inclui o segmento de usuários que transforma o computador em uma estação de laser multimídia, que puderem gastar um pouco a mais devem adquirir drives leitores de mídia Blu-ray.
 Isso devido ao fato de que muitos filmes estão sendo lançados nesse formato, assim como muitos jogos, o que torna o drive necessário também para gamers.

Embora ainda seja considerado uma extravagância, um drive gravador de Blu-ray também é recomendado para quem dispuser de recursos financeiros suficientes. Com um desses, será difícil que surja a necessidade de trocar o driver nos próximos anos, salvo em casos de defeito.

Placa-mãe

A placa-mãe é um dos componentes críticos na montagem dos computadores, pois é ela quem definirá as limitações da máquina como um todo. O usuário deve prestar muita atenção em uma série de detalhes na hora de escolher sua motherboard, sendo os principais deles:

  • Compatibilidade com pentes de memória: se não houver compatibilidade com DDR3, é provável que dentro de poucos anos o componente fique estagnado, por não poder ganhar mais upgrades.
  • Pinagem do processador: os processadores ganham a cada ano, novas arquiteturas e por isso precisam de novos slots nas placas-mãe. Ficar atento para não comprar uma placa-mãe que não suporte o processador escolhido, é primordial.
  • Slots disponíveis para placas offboard: placas de vídeo offboard, placas de som e outros dispositivos exigem slots (geralmente PCI-Express, hoje raros são os dispositivos AGP) disponíveis para a instalação. Sem eles, não há como fazer a comunicação entre placa offboard e sistema operacional que o reconhecerá.
    Placa-mãe
  •  Chipset: usuários que não quiserem instalar placas de vídeo offboard, devem ficar ainda mais atentos para esse detalhe. Os chipsets são responsáveis pelo processamento das informações gráficas onboard. São recomendadas as placas-mãe com chipset ATI e Intel.
  • USB: se antes as USB 1.1 eram ultrapassadas, agora os usuários devem tomar cuidado com as USB 2.0, não que elas estejam sendo abandonadas, muito pelo contrário, mas é recomendado que já sejam começadas a serem escolhidas as placas-mãe com USBs 3.0.
Fonte de energia

A fonte é uma das peças vitais para o computador, apesar de não ser levada muito em consideração pela grande maioria dos usuários. As fontes comuns costumam possuir potências de 200 a 450 W, sendo muito fracas para usuários que instalam componentes que consomem bastante energia, como placas gráficas.

Existem placas de até 1000 W reais, mas essas são indicadas apenas para quem deseja colocar duas placas de vídeo com alta taxa de transferência de dados e clocks de memória, pois assim a energia seria realmente utilizada. Para usuários comuns, 500 W são mais que suficientes para evitar dores de cabeça por muito tempo. Gamers que quiserem ter sossego por um bom tempo, podem escolher entre 650 e 750 W reais. As marcas mais recomendadas são Corsair, Zalman e Satellite.

Monitor

Já trocou seu monitor CRT? Pois está na hora de fazê-lo! Os monitores de LCD não custam mais os valores de quando ainda eram novidades, além disso, têm qualidade extremamente superior. Os usuários só precisam decidir o número de polegadas que satisfaça as necessidades pessoais.
A escolha de um bom monitor é essencial  Ainda existem as telas de formato padrão, mas a tendência é que elas sejam gradativamente substituídas pelos formatos widescreen, pois são mais compatíveis com vídeos e disponibilizam mais espaço para que a tela seja dividida entre várias tarefas simultâneas.

Em 2010, muitos usuários vão aderir à tecnologia que está fazendo a cabeça dos norte-americanos e aficionados por tecnologia que decidiram importar ou gastar um pouco mais pelos monitores LED no ano passado.

Monitores com a tecnologia LED Backlight carregam uma série de vantagens para o meio-ambiente e para os usuários que optam por eles. Com a luminosidade aprimorada, fica mais fácil visualizar as informações na tela, mesmo em ambientes com bastante claridade, sem falar na economia de energia, que é boa para o bolso e para a natureza.

Notebooks

Notebooks também passam por uma segmentação de acordo com os públicos que pretendem atingir. As próprias marcas direcionam-se para atender certas necessidades, focando suas produções em portáteis mais equipados com uma ou outra função específica.

Usuários domésticos têm várias opções de notebooks para adquirir no ano de 2010, pois marcas já consolidadas como Acer, Sony, Positivo, Intelbras, Dell e HP lançam novas linhas que se adéquam bastante ao perfil do usuário padrão, possuindo componentes adicionais opcionais que também atendem a vários requisitos básicos, como processadores de núcleo duplo, mais de 2 GB de memória e HDs com pelo menos 250 GB.
Escolhendo um Notebook
Apple e Sony ainda são os mais indicados para quem trabalha muito imagens e áudio, pois geralmente possuem mais capacidade gráfica para acompanhar os softwares e a velocidade no processamento e transmissão de dados também colabora bastante para que sejam compatíveis aos editores profissionais.

Gamers não encontram muitas opções de notebooks que sejam realmente acessíveis. Os portáteis preparados para suportar jogos costumam ser muito mais caros do que desktops montados para mesmo fim. O ápice da tecnologia gamer ainda está nos Alienware, que podem chegar a custar mais de 10 mil reais, sem as configurações máximas possíveis.

Netbooks

Se notebooks não são portáteis o suficiente, existem também os netbooks, com basicamente as mesmas funções dos laptops, mas alguns componentes e funcionalidades a menos. Um dos pontos importantes para a escolha de netbooks é a existência de chipsets de qualidade.

Por não possuírem espaço para placas gráficas offboard, é recomendado que a placa-mãe do netbook possua chipset gráfico bom, assim o usuário poderá desfrutar do melhor de seus joguinhos em flash, além de não sofrer com travamentos ao utilizar aplicativos um pouco mais gráficos.

Algumas das marcas mais reconhecidas que estão presentes no mercado são: Positivo, Lenovo, Asus e Acer. Recomenda-se que sejam escolhidos modelos já preparados para internet 3G e conexões para rede Wi-Fi facilitada. Por não possuírem drives ópticos, deve haver bastante espaço no HD - e um pendrive para ser carregado junto é sempre uma boa ideia.

Novas tecnologias

USB 3.0

Após a obsolescência de tecnologias como o USB 1.0 e 1.1, foram lançados em 2000 os primeiros dispositivos compatíveis com a, então novíssima, tecnologia USB 2.0, que permitia transferências de arquivos em velocidades máximas de 60 MB/s.

Dez anos depois, começam a ser lançadas as primeiras placas-mãe com suporte para o USB 3.0, que deve garantir até 600 MB/s, dez vezes mais rápido do que a tecnologia antecessora. Essas novas velocidades deverão suprir a demanda por velocidade e qualidade na transferência de arquivos grandes, como vídeos em alta definição e afins.

TransferJet

Provavelmente você ainda se lembra de como funcionava a transferência de dados pelo infravermelho dos Game-boy Colors. Pois algo semelhante ocorre com a tecnologia TransferJet, lançada pela Sony no final de 2009.
TransferJet

Os eletrônicos equipados com o TransferJet (como as novas Cyber-shot e os novos Vaio, apresentados na CES 2010) poderão realizar trocas de dados sem a necessidade de cabos ou conexões entre eles. Com apenas a aproximação de ambos os dispositivos, criam-se redes de transferência e o usuário pode acessar os dados e os transferir.

Configuração ideal

você ainda possui dúvidas quanto a que componentes escolher para poder desfrutar o máximo de um computador moderno que se adapte às suas necessidades? Então confira a tabela resumida com os componentes ideais para cada perfil de usuário.
Configurações para 2010

Este artigo foi escrito para elucidar quais os melhores componentes que devem ser comprados para que o PC fique tinindo e execute todas as funções que o usuário desejar.

Logicamente, não existem apenas três perfis de usuários, mas esses são os segmentos padrão para classificá-los. Se você se julga em uma intersecção de grupos, analise-os, combine-os e com certeza vai encontrar o melhor para você.

Vale lembrar que, segundo estimativas norte-americanas, alguns componentes de computador ficarão mais caros em 2010. O problema é que se o Brasil seguir a tendência mundial, os preços dos componentes eletrônicos vendidos aqui também irão subir, isso após seis anos de constantes quedas nos preços cobrados pelas fabricantes.

A evolução dos computadores

Alguns dos segmentos que serão mais atingidos pelos aumentos, são o de memória RAM (pois com as empresas implantando mudanças e fabricando tanto pentes de memória DDR2 como DDR3, os dois modelos passam a ser fabricados em menores quantidades) e os segmentos de LCDs e de discos rígidos.
Mesmo com as previsões se concretizando e os preços sendo elevados, uma série de novidades tecnológicas promete manter o mercado aquecido, portanto pense bastante, analise seus orçamentos, finanças e necessidades, após isso, você com certeza saberá qual a melhor decisão a tomar.

Agora é a sua vez. Como montará o seu computador completo? Ou o seu ainda pode aguentar mais alguns anos? Deixe sua opinião aqui.

Qual a configuração do seu computador?

11:27:00 0 Comments A+ a-

Pode parecer uma pergunta simples, mas muitas pessoas não sabem respondê-la. Umas por simplesmente desconhecerem a configuração do computador. Outras por confundirem as unidades de medida utilizadas, já que os principais componentes possuem semelhanças nesse aspecto. Visando ajudar você que fica sempre em dúvida quando escuta essa pergunta, vou mostrar a seguir, do modo mais claro possível, como descobrir e informar a configuração do seu PC.
Gabinete
O computador é uma máquina cheia de dispositivos: um para controlar o som, outro a rede e assim por diante. No entanto, quando lhe perguntam sobre a configuração dele, você deve imediatamente pensar em três itens: processador, memória RAM e disco rígido. Estes são os principais componentes da máquina e praticamente ditam o desempenho dela. Veja a seguir o que são e como identificá-los no seu computador:

Processador (ou CPU)

Também conhecido popularmente como “o cérebro do computador”, é o componente responsável por processar dados, sendo considerado a principal parte da máquina. Ele age interpretando e executando as instruções fornecidas por softwares — programas, jogos etc. — e retornando os resultados. Para efetuar um cálculo matemático, por exemplo, nós seres humanos utilizamos o cérebro. Já o computador, usa o processador.
Cérebro do PC.
Entre outros fatores, o que determina a “velocidade” de um processador é quantidade de instruções que ele é capaz de executar por segundo. A essa “velocidade” se dá o nome de clock e utiliza-se a medida Hertz (Hz) para calculá-la, sendo um 1Hz equivalente a 1 instrução por segundo. Um processador com clock de 500 Mhz, por exemplo, é capaz de executar 500 milhões instruções por segundo. Já um mais atual, com 2,4 GHz, é capaz de realizar 2 bilhões e 400 milhões de instruções por segundo. Mas de onde vêm os símbolos MHz e GHz? Veja a tabela abaixo.

Tabela CPU.
Disco rígido (ou HD)

É a memória permanente do computador, responsável por salvar os dados e preservá-los mesmo depois do computador ser desligado. As músicas, documentos, fotos, programas e o sistema operacional são exemplos de dados gravados nela.
Imagem de um HD.
Por se tratar de uma unidade de armazenamento, devemos levar em consideração a capacidade dela, grosso modo, a quantidade de “coisas” que podemos gravar nela. Essa capacidade é medida — atualmente — em GB (gigabytes), unidade que requer certa atenção, já que costuma gerar bastante confusão. Analise a tabela abaixo:

Tabela HD.

Um HD hoje em dia tem em média 250GB — na teoria —, já que os fabricantes adotam 1GB como sendo 1.000MB, quando na realidade deveria ser 1.024MB. Para você saber qual o tamanho real aproximado do seu, divida o valor fornecido pelo fabricante (em GB) por 1,073. Por exemplo: se o seu HD possui 80GB, o valor real seria de aproximadamente 74,55GB.

Memória RAM

É a memória temporária do computador, responsável por armazenar os programas e dados em uso. Caracteriza-se por fornecer dados previamente gravados — no disco rígido, por exemplo — ao processador com um tempo de resposta curto e em alta velocidade. Em outras palavras, é a “ferramenta de trabalho” do processador.

Memória RAM.

Quando você abre um editor de textos, por exemplo, ele é carregado na memória RAM. O mesmo vale para o texto que você digita nele. A partir do momento que você o salva esse texto, ele passa a ser armazenado no disco rígido. Ao contrário do disco rígido, a memória RAM é “zerada” quando o computador é reiniciado. Isso explica aquela velha história de perder um texto que estava sendo digitado, não salvo, devido à queda de energia elétrica.
A memória RAM é medida do mesmo modo que os discos rígidos, porém em proporções bem menores. Hoje em dia, um computador comum tem em média 1GB de memória RAM.

Mas afinal, como eu descubro tudo isso no meu PC?

É mais simples do que você imagina. Para verificar a quantidade de memória RAM e o clock do processador, acesse: Menu Iniciar > Configurações > Painel de Controle > Sistema ou dê um clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Meu Computador e selecione Propriedades. Surgirá uma tela semelhante a esta:

Propriedades do Sistema.

Para o tamanho real do disco rígido, acesse o Menu Iniciar > Executar. Digite “msinfo32” — sem as aspas — e pressione Enter. Na estrutura do itens do lado esquerdo da tela, dê um duplo clique em Componentes, depois em Armazenamento e por último em Discos. Aparecerá uma tela como esta:

Informações do Sistema.

Agora você já sabe a configuração básica da sua máquina! Para informações detalhadas, como tipo de placa de vídeo, som etc., utilize programas como o Fresh Diagnose e o AIDA32, ambos gratuitos e fáceis de utilizar.

Aprenda a recuperar as senhas de rede memorizadas pelo Windows

11:15:00 0 Comments A+ a-

Esqueceu a senha de um dos computadores da sua rede local? Com a ajuda de um pequeno programa você pode recuperá-la em poucos minutos!

 

Com a enormidade de senhas requisitadas em todos os lugares, fica cada vez mais difícil memorizar todas e utilizar as chaves corretas. Quando falamos de informática a situação piora, pois há uma senha para cada site, computador, rede e e-mail.
Todavia, existe um programa bem peculiar que permite recuperar senhas utilizadas no Windows. No artigo de hoje vamos mostrar como usar este aplicativo e ensinar a recuperar a maioria das senhas que você porventura tenha esquecido.

Pré-requisito: NirSoft Network Password Recovery

Para executar o tutorial é necessário baixar e instalar o programa Network Password Recovery. Este aplicativo serve para recuperar senhas de rede memorizadas pelo Windows. Como um adicional, o programa exibe algumas senhas memorizadas durante o logon no computador e até mesmo pode exibir as que porventura são salvas no MSN Messenger.

Clique para baixar

NirSoft Network Password Recovery


Passo-a-passo

O tutorial de hoje é muito simples e requisita conhecimentos básicos.
  1. Efetue login como Administrador;
  2. Abra o Network Password Recovery;
    Abra o programa
  3. Aperte F5 ou clique com o  botão direito e use a opção “Refresh” (Atualizar);
  4. Uma lista de senhas deve ser exibida, mas para localizar a que você tanto deseja, basta clicar sobre uma das categorias (Item Name, Type ou User) que ordenam as senhas;
  5. Após encontrar sua senha, selecione ela e então clique no ícone “Save” (Salvar) representado por um disquete;

    Clique no botão
  6. Defina um nome para o arquivo TXT onde a senha será memoriza.

    Digite um nome para o arquivo TXT
Detalhe: as senhas talvez fiquem ocultas ou não sejam exibidas (alguma restrição pode bloquear o programa facilmente). Vale salientar ainda que a visualização de senhas salvas automaticamente pode não ocorrer em algumas versões do Windows ou em decorrência dos privilégios do usuário.
Basicamente é isso. Se preferir utilize a opção “HTML Report” (presente no menu View) para que a senha desejada seja exibida diretamente em seu navegador.

Dicas para Firefox: aprenda a fazer backup de suas configurações antes de formatar o PC

11:08:00 0 Comments A+ a-

Vai formatar o computador? Salve todas as configurações do Firefox para não ter muito trabalho e deixe o navegador igual antes da formatação.


O Firefox sempre se destacou pelas inúmeras configurações que é capaz de suportar. Quanto mais você usa o navegador, descobre mais novidades e ele se torna cada vez mais parecido com você.
Complementos, temas, informações de usuário, histórico e mecanismos de pesquisas são apenas algumas das funções do Firefox que você pode personalizar à vontade, adicionando e removendo itens de acordo com suas necessidades.
Mas e quando você vai formatar o computador ou então mudar de máquina no trabalho? Tudo está perdido e você perderá algum tempo em frente ao PC para recuperar tudo (isso é, se você conseguir se lembrar de tudo o que possuía no navegador) e deixar o Firefox igual antes? Não!
Isso mesmo! Apesar de, nativamente, o Firefox não possuir nenhuma opção para fazer backup de suas configurações, isso pode ser feito rapidamente pelo FEBE, um complemento para o navegador. O Baixaki ensina você a fazer backup do Firefox agora.

Pré-requisitos

A única coisa que você vai precisar é do FEBE. Clique abaixo para ir à página de download desse complemento indispensável para quem vai formatar o computador e não quer perder nada no Firefox.
Clique para baixar o FEBE

Faça você mesmo

Configurando o backup

Depois de instalar o FEBE no Firefox, o primeiro passo é configurar o backup. Para acessar as opções do aplicativo, siga o caminho Ferramentas > FEBE > Opções do FEBE.

Opções do FEBE
Primeiramente, vá até a guia “Diretório” e selecione o destino do backup. É importante selecionar uma pasta especificamente para isso, portanto, o mais indicado é criar uma nova pasta. Para esse exemplo, foi criada a pasta “Firefox” na Área de trabalho.

Selecione o destino do backup!

Volte à guia “Opções” e agora é a hora de configurar a cópia de segurança em si. Aqui você vai selecionar o que será ou não salvo para posterior restauração no “novo” Firefox.
Na seção “Itens do Backup” você escolhe tudo o que será salvo. Clique sobre a guia “Itens adicionais” para expandi-la e selecione o que deve conter no backup. A cópia dos favoritos dispõe da possibilidade de salvar no formato JSON ou HTML. Por questão de segurança, salve em ambos!

Selecione os itens que serão copiados

Finalizada essa seleção você já poderia iniciar o backup, porém, é possível realizar algumas outras configurações. Ainda na guia “Opções” e agora também na seção “Opções” dentro dela, é possível habilitar/desabilitar algumas outras funções. Marque ou desmarque as opções ali de acordo com sua necessidade. Se você não sabe o que fazer aqui, deixe tudo como está.

Habilite/desabilite opções conforme achar necessário

Uma dica: se você quer salvar realmente tudo o que existe no seu navegador, sem exceção, apenas selecione “Perfil completo” na seção “Tipos de backup”. Isso poupa tempo e garante que todas as configurações do Firefox sejam salvas. Vale lembrar que a restauração de um perfil completa pode ser mais trabalhosa. Leia o tutorial até o final antes de se decidir por uma das duas.

Perfil completo

Finalizadas as configurações, clique em “OK” para salvá-las.

Criando um backup

Você acabou de configurar, mas ainda não realizou o backup. Para isso, vá em Ferramentas > FEBE > Executar Backup.

Executar backup
Enquanto o backup é realizado, você vê uma janela semelhante a esta:

FEBE trabalhando

Depois de alguns segundos – e de o Firefox dar uma “travadinha” – tudo volta ao normal e o backup está pronto. Se você selecionou backup do perfil completo, o resultado é apenas um arquivo no formato FBU:

Backup de um perfil completo

Se você selecionou manualmente quais elementos deveriam ser salvos, o resultado é uma série de arquivos que serão usados na restauração:

Backup seletivo

Restauração de backup seletivo

Você já fez o mais complicado, que era configurar o aplicativo. Já realizou o backup e agora, após ter guardado os arquivos em um local apropriado para formatar o computador, é hora de restaurá-los.
Se você fez um backup seletivo (aquele em que escolheu manualmente as funções a serem salvas), deve restaurar os itens manualmente. Vá em Ferramentas > FEBE > Restaurar e dentro desta guia selecione a configuração que deseja ver novamente no navegador.

Restauração de backup seletivo

Para não deixar nada para trás, uma boa dica é selecionar cada item na ordem com que aparece no menu. Um a um, restaure tudo até que o navegador esteja exatamente como antes. O FEBE emite avisos no canto direito da tela informando se a restauração foi realizada com sucesso ou não.

O FEBE avisa se a restauração foi bem sucedida ou não

Restaurando um perfil completo

Se você fez backup do perfil completo, vá em Ferramentas > FEBE > Restaurar perfil. Aqui será necessário criar um perfil diferente do usado anteriormente. Se você usava o perfil padrão do Mozilla Firefox (ou seja, nunca criou perfil algum), clique em “Criar novo perfil”.

Crie um novo perfil

Adicione um nome ao novo perfil e confirme sua criação.

Dê um nome ao novo perfil

Agora, clique em “Selecione um backup local para restaurar”, encontre o arquivo de backup no formato FBU.
Selecione o arquivo FBU a ser restaurado

Feito isso, clique em “Iniciar restauração de perfil” e aguarde alguns segundos enquanto o sistema é restaurado. O Firefox pode parar de responder durante esse processo. Ao final, reinicie o navegador para que as alterações entrem em vigor. Lembre-se de selecionar o perfil correto ao iniciar o programa novamente.


Apesar do volume de informações, o processo é muito simples. Com o FEBE não tem por que você perder dados e informações do Firefox quando vai formatar ou mudar de computador. Salve tudo, poupe tempo e trabalho e use o “mesmo” navegador em qualquer lugar.

ASUS Ares: a placa de vídeo mais poderosa do mundo

10:39:00 0 Comments A+ a-

Contando com dois processadores AMD ATI Radeon HD5870, a nova placa da ASUS supera qualquer placa existente no mercado!

Há uma infinidade de montadoras interessadas em abocanhar um pedaço do mercado das placas gráficas, contudo nem sempre as estratégias são eficientes para conquistar os consumidores. A ASUS resolveu fazer uma jogada arriscada e fabricar uma placa que todos consideram um esbanjo em desempenho.

ASUS Ares – Edição limitada, poder ilimitado!

Usando o slogan acima para descrever a nova placa gráfica, a ASUS pretende conquistar um espaço nos computadores dos gamers entusiastas. Qual o segredo da placa? Além de dois processadores gráficos AMD ATI Radeon HD5870, a Ares traz 4 GB de memória RAM do tipo GDDR5 (que trabalha na velocidade de 1,2 GHz). Se você acha pouco, então confira todas as especificações na tabela abaixo:









Especificações de Hardware
Processador Gráfico AMD ATI Radeon HD 5870 (2 GPUs)
Clock do Processador 850 MHz (multiplicado por 2, visto que são dois processadores)
Quantidade de memória 4 GB de memória RAM
Tipo da memória GDDR5
Velocidade da memória 1,2 GHz *
Resolução máxima suportada 2560 x 1600 pixels
DVI Sim (1 conector)
HDMI Sim (1 conector)
DisplayPort Sim (1 conector)
EyeFinity Compatível com a tecnologia
Classificação AMD AMD Vision Black









*Por se tratar do padrão GDDR5, a velocidade é multiplicada por 4 e o clock alcança 4,8 GHz

Toda essa configuração está presente numa placa muito elegante, a qual vem acompanhada de um conjunto (caixa, maleta, manual e mouse) de colecionador. E não é somente os extras que fazem da ASUS Ares uma edição limitada, porém a configuração exagerada não permite que a fabricante se dê ao luxo de montar muitas placas.
Conexões de vídeo da ASUS Ares
Configurações máximas, temperaturas mínimas!

Segundo as informações oficiais na página da ASUS, a nova placa Ares é até 32 % mais rápida que uma AMD ATI Radeon HD5970 genérica (sem modificações). E não é somente papo furado da fabricante, pois os testes do site Guru3D.com informam que a ASUS Ares alcança resultados melhores em todas as avaliações.
Em média a placa consegue 20% a mais do que a concorrente NVIDIA GeForce GTX480 e as placas com processadores Radeon HD5970. Vale salientar que todos os testes apresentados foram realizados com a resolução de 2560 x 1600 e todas as configurações ativadas no perfil Extremo.
Cooler e heat pipes garantem temperaturas baixas

Apesar de ganhar por pouco na quantidade de quadros por segundo (FPS), a ASUS Ares apresenta alguns fatos curiosos. Entre eles está o aspecto da refrigeração muito bem executada, que mantém sempre as temperaturas em valores ideais para jogar games por horas a fio - e se desejado efetuar overclock no processador gráfico.
As informações no site da ASUS dão conta de que o sistema de refrigeração da Ares é até 600% melhor do que os sistemas presentes nas placas AMD ATI Radeon HD5970. O site relata que a placa possui 8 heat pipes (pequenos contatos de cobre especialmente modelados para retirarem o calor em excesso do processador gráfico), os quais são 99,9 % livres de oxigênio.

O poder custa caro, muito caro!

Tudo o que é único custa caro e quando se trata de uma Ferrari no mundo das placas de vídeo, não há como cogitar um preço barato. A ASUS Ares será comercializada por 1200 dólares, um valor absurdamente excessivo para uma placa gráfica, mas que pode ser cobrado visto que há consumidores interessados (e com dinheiro suficiente) em tal configuração de hardware.
Sendo assim, a placa oferece 32% a mais de desempenho, mas custa o dobro (ou seja, 200%) de uma AMD ATI Radeon HD5970. Vale lembrar que por ser edição especial, a ASUS Ares traz uma maleta especial e um mouse ideal para gamers.
Maleta para carregar a placa Mouse pronto para os jogos
Obviamente, vale salientar que a ASUS cria estratégias para não ter prejuízos na venda e considerando que tais configurações não são muito requisitadas, dificilmente haverá um grande número de jogadores interessados na ASUS Ares.
Enfim, considerando todos os impostos, taxas e pormenores do Brasil, a placa possivelmente seria vendida por 4 mil reais aqui — ou até mais. Você compraria? Será que vale mesmo investir tanto numa placa gráfica?

GeForce GTX 460 é lançada no Brasil

10:34:00 0 Comments A+ a-

Nova linha de placas gráficas da NVidia garante resolução Full HD, reprodução 3D e compatibilidade total com DirectX 11.

A NVidia é uma das maiores fabricantes de placas de vídeo e chipsets gráficos de todo o mundo. Responsável pelo lançamento dos primeiros dispositivos com a tecnologia GeForce, é líder de mercado há anos, ao lado da outra gigante do segmento, ATI.
A cada ano as tecnologias ficam mais avançadas e os jogos e vídeos ganham mais detalhes, ou seja, ficam mais pesados. Por isso são frequentes os lançamentos de dispositivos de aceleração gráfica, cada vez mais potentes para que os usuários possam rodar seus novos jogos sem problemas.
O que já estava muito bom vai ficar ainda melhor nas próximas semanas. A NVidia confirmou o lançamento da nova placa GeForce GTX 460 para 12 de julho. Esta data é apenas para os Estados Unidos, mas as importadoras já devem começar a trabalhar com o equipamento no começo de agosto.
Novas placas rodam vídeos e jogos em 3D
Em duas versões, uma de 1 GB e outra de 768 MB de memória interna, o preço sugerido para elas é de 229 e 199 dólares, respectivamente. Ambas possuem clock de processamento de 1350 MHz e clock de aceleração gráfica de 675 MHz, com 336 CUDA cores cada.
O modelo de 1 GB possui ainda largura de interface de 256 bits e largura de banda de memória de 115,2 GB por segundo. Ao mesmo tempo, o modelo de 768 MB oferece largura de interface de 192 bits e largura de banda de memória de 86,4 GB/s.
Possuem até 1 GB de memória gráfica
Ambas permite a reprodução de vídeos em Blu-ray Full-HD (1080p), inclusive para aqueles em 3D, assim como jogos em três dimensões também poder ser rodados por elas. As placas trazem também as tecnologias PureVideo, PhysX e CUDA, exclusivas da NVidia. As resoluções máximas oferecidas pelas placas são de 2560x1600 para saídas digitais e 2048x1536 para saídas VGA.
Mas os recursos das GTX 460 não param por aí. As placas são completamente compatíveis com o melhor dos atributos do DirectX 11, permitindo otimizar a experiência dos jogos rodados no sistema operacional Windows 7. É a nova geração de placas gráficas surgindo para os usuários finais.

Curiosidade: Error 404: os 10 tipos de usuários do Orkut

10:23:00 0 Comments A+ a-

Você sabe quais são os 10 tipos de usuários que mais utilizam a rede social da Google? Saiba quais são e como identificar cada um deles.

Orkut! Quem não tem um perfil na rede social mais popular do Brasil, já teve. E isso não é um crime, é muito divertido passar alguns minutos por dia lendo sobre a vida alheia, discutindo nos fóruns e até mesmo procurando uma nova gatinha para paquerar pelas páginas de recados.
Nesse ambiente descontraído existem os grupos mais peculiares de pessoas. As comunidades provam isso, quem é que nunca se deparou com um perfil desconhecido e disse: “uau, mas esse cara é igualzinho a mim!”. Isso prova também que os usuários do Orkut podem ser delimitados em grupos. Confira agora quais são as 10 grandes delimitações

Poser  / Bombado

Fotos em que aparecem cheios de roupas de inverno; comunidades relacionadas à física quântica ou que declarem o amor à família; perfil com poesias de Paulo Leminski... Isso é tudo o que você não vai encontrar nas páginas dos “sarados” do Orkut. Aliás, poesia nenhuma pode ser vista, afinal este tipo de usuário que diz: “Imagens valem mais do que mil palavras”.

Sempre sem camisa

Fotos em frente ao espelho, geralmente sem camisa para mostrar os músculos abdominais cultivados com muito amor e carinho, são quase uma regra. Mas o rosto também é um item importante; se está querendo se tornar um membro deste grupo, lembre-se de não olhar diretamente para a câmera, pois a expressão de desdém é parte vital da construção.
Outro detalhe interessante é o álbum de fotos. Balada, balada, balada. Você deve ter algum amigo assim, daquele tipo que posta fotos abraçado com todas as meninas que encontra na noite, inclusive com imagens de baixa resolução, tiradas dos sites especializados em cobertura de eventos. Fotos mostrando a câmera também são muito importantes.

Artista incompreendido

Há muitos serviços na internet que permitem a criação de scraps completamente personalizados. Com apenas uma foto, é possível criar um GIF animado, com fundo musical e uma poesia muito bem escrita para desejar uma belíssima tarde ou um ótimo final de semana para todos os seus contatos. Bonito, não?

Poesias e lindas mensagens

Seria, se isso não fosse uma prática cotidiana. Faça um teste: abra sua página de recados e volte pelo menos cinco dias no histórico. Se houver mais de três recados supercoloridos de algum dos seus amigos, esse é com certeza o usuário que se encaixa da definição de artista incompreendido do Orkut. É bem provável que você identifique a sua tia nesse perfil.

Espião

Os espiões são verdadeiras “velhinhas de janela”; sabem de tudo o que acontece com os outros usuários da rede social. O grande trunfo deles é saber se esconder em um local onde não haveria como se esconder: alteram as configurações de privacidade para que possam futricar nas páginas alheias sem deixar rastros.
Em casos mais graves, os espiões do Orkut chegam a criar contas falsas na rede social para que possam assistir de camarote às cenas mais loucas da internet. Acessam perfis desconhecidos para saber com quem seus amigos estão conversando e acham muito ruim quando alguém acessa o seu perfil. Afinal: “o Orkut não é lugar para xeretas”, dizem eles.

Escondendo os seus rastros

Caso você tenha se identificado com o perfil, não há motivos para se desesperar. Afinal de contas, quem é que nunca se sentiu tentado a ir atrás de coisas sobre os amigos? Ex-namorados, então... Não há um que nunca tenha fuçado nas páginas de recados da antiga paixão.

Jogador

A lista de atualizações dos seus amigos vive cheia de informações referentes ao Colheita Feliz? Então lamentamos informar, mas alguns de seus amigos se encaixam perfeitamente no perfil dos usuários viciados em jogos de rede social. É o tipo de pessoa que possui a conta apenas para poder jogar e grande parte dos amigos foi conhecida pelo próprio jogo.
Os sintomas mais frequentes para este tipo de usuários vão desde a inaptidão para acessar a página de recados e responder aos outros amigos (você já enviou uma mensagem e esperou dias até que respondessem?); até crises de raiva (devido a problemas com os resultados obtidos) e ansiedade extrema (acontece quando ficam mais de três horas sem acessar o Orkut para prosseguir avançando no ranking do game).

Jogadores adoram se divertir
Se você já ouviu alguma reclamação de seus amigos por demorar para responder aos recados e sofre muito esperando até que chegue o horário de poder continuar a jogar, há grandes chances de você estar completamente encaixado neste perfil.

Carente

Sabe aquele cara que coloca “Por que a gente não pode mandar no coração?” como mensagem pessoal do MSN? Pois ele também existe no Orkut, desde que foi instaurado o sistema de postagem de status nos perfis. Repare bem nas suas atualizações para ver se você encontra algo parecido.
São os usuários carentes que geralmente fazem isso. Letras de músicas tristes também são muito comuns, pois mostram toda a tristeza que eles sentem e ainda há chances de despertarem a curiosidade nos amigos, que podem acabar se sentindo com vontade de ceder os ombros para algumas lágrimas.

É muito fácil reconhecer um usuário carente

Você pode colocar seu amigo neste grupo se ele atender a algum dos seguintes quesitos: a) constantes atualizações com a mesma frase para que esteja sempre visível; b) mantém fotos da ex-namorada no álbum. Se ao invés de identificar seus amigos, você identificou a si mesmo: é hora de lavar o rosto e voltar a viver.

Miguxo

“AdOhRuH KkuANduH mEuzX MigUxxUsx mi deIxxam ixcrépisz”. Felizmente hoje esse tipo de frase está menos comum no Orkut, mas já foi difícil passear pelas comunidades e conseguir entender tudo o que estava sendo dito por lá. O usuário Miguxo não é assim por má intenção, ele é apenas seguidor de uma tendência, mas sabemos que nem toda tendência é boa.

Comunidades de miguxos

O miguxês já fez parte de muitos usuários. Faça um teste: lembre-se de 2004, quando você criou o seu primeiro perfil no Orkut. Será que você nunca usou um K no lugar de um C? Será que você “naum” era desse tipo também? (Nota do autor: eu já fui!).

O famoso

Onze entre dez adolescentes já quiseram ser famosos. Até meados da década passada, ser famoso significava estar na capa das revistas, ter seu nome falado nos jornais ou então ser reconhecido por onde quer que esteja. O tempo passou e o mundo mudou. Os significados também mudaram.
Hoje a palavra “fama” se resume ao número de amigos que alguém possui no Orkut. Possuir apenas um perfil é para os fracos, para ser respeitado é preciso que você tenha pelo menos três ou quatro perfis lotados de fãs. Esse é o único tipo de usuário que nunca parou para pensar em excluir a conta da rede social.

Famosos não faltam

Quando alguém o adicionar e você perceber que já possui essa pessoa na lista de contatos, verifique se não é o “Perfil nº2”. O mais engraçado é perceber que grande parte dos amigos se repetem em vários perfis. Assim fica fácil lotar as listas de contatos, não é mesmo?

O novato

Você ligou o seu computador, conectou-se à internet e entrou no Orkut. Na página inicial está alguém que você nunca viu na vida pedindo para ser adicionado à sua lista de amigos? Procurou amigos em comum e não encontrou ninguém que pudesse levar a uma conclusão possível? Pois o Baixaki, orgulhosamente apresenta: o novato!
Há várias características que podem definir um usuário novato. As mais comuns são: adição de todos os perfis que encontrar pelo caminho; perfil com pouca, ou nenhuma, informação; muitos amigos “fake” (Boi Bandido, Xuxa Verde, etc) e página de recados repleta de mensagens parecidas com: “Ahm, desculpe, mas quem é você?”.

Novatos adicionam todo mundo
Você está no Orkut há anos e ainda tem 200 amigos, mas possui um amigo que mal entrou na rede social e já está com mais de 400 contatos. Verifique a página de recados dele para conferir se não estamos diante de um comum caso de “usuário novato”.

O criador

“Eu não tenho Orkut” foi uma das comunidades que mais bombou no início da rede social, há mais de 5 anos. Além dela, outras como “Isso é uma comunidade” e “As pessoas mais feias do mundo” também fizeram muito sucesso, mas com o tempo acabaram caindo no esquecimento dos usuários mais antigos.
Muitas comunidades são copiadas

Felizmente (felizmente?), há um tipo de usuário que surgiu para reviver todos os grandes sucessos. Trata-se do usuário criador, que cria comunidades pensando ser uma grande novidade, mas esquece de ver se já não há outros exemplares com o mesmo nome. Aquele seu amigo que vive mandando convite para comunidades que ele criou é exatamente assim.              
Geralmente são usuários que almejam ser “famosos” na rede social, pois passam por todas as páginas de recados possíveis para divulgar as criações. “Eu amo minha mãe” e outras comunidades com milhares de membros são as mais utilizadas como inspiração para este tipo de usuário.

O descuidado

“Uau, não acredito que você fez isso com a sua noiva”; “Veja aqui as fotos da nossa última festinha”; “Caramba, você ficou realmente linda nesta foto”. Difícil encontrar alguém que nunca tenha clicado em um destes assustadores e tentadores links que chegam às páginas de recados de todos os usuários, pelo menos uma vez por mês.

Cuidado com links nas páginas de recados

Clicar uma vez é compreensível, clicar duas é estranho, clicar três é o nosso décimo tipo de usuário. Os descuidados não conseguem aprender a não clicar em links suspeitos e vivem cheios de vírus. Você pode reconhecer um descuidado analisando a sua própria página de recados. Aquele que vive lhe mandando “fotos da festa” é o mesmo que vive clicando nas “fotos da festa”.

Só dez?

Este artigo reuniu os dez tipos mais comuns de usuários da rede social mais popular do Brasil. Agora é sua vez de contar para todos quais são os tipos de usuário que mais incomodam a sua navegação. Em qual perfil você se encaixaria? Aproveite também para dizer se conhece mais algum perfil que não foi citado no Error 404 desta semana. Mas pessoal, não queremos ninguém ficando de mau humor, viu!? O Error 404 é apenas uma brincadeira! xD