Qual a configuração do seu computador?

11:27:00 0 Comments A+ a-

Pode parecer uma pergunta simples, mas muitas pessoas não sabem respondê-la. Umas por simplesmente desconhecerem a configuração do computador. Outras por confundirem as unidades de medida utilizadas, já que os principais componentes possuem semelhanças nesse aspecto. Visando ajudar você que fica sempre em dúvida quando escuta essa pergunta, vou mostrar a seguir, do modo mais claro possível, como descobrir e informar a configuração do seu PC.
Gabinete
O computador é uma máquina cheia de dispositivos: um para controlar o som, outro a rede e assim por diante. No entanto, quando lhe perguntam sobre a configuração dele, você deve imediatamente pensar em três itens: processador, memória RAM e disco rígido. Estes são os principais componentes da máquina e praticamente ditam o desempenho dela. Veja a seguir o que são e como identificá-los no seu computador:

Processador (ou CPU)

Também conhecido popularmente como “o cérebro do computador”, é o componente responsável por processar dados, sendo considerado a principal parte da máquina. Ele age interpretando e executando as instruções fornecidas por softwares — programas, jogos etc. — e retornando os resultados. Para efetuar um cálculo matemático, por exemplo, nós seres humanos utilizamos o cérebro. Já o computador, usa o processador.
Cérebro do PC.
Entre outros fatores, o que determina a “velocidade” de um processador é quantidade de instruções que ele é capaz de executar por segundo. A essa “velocidade” se dá o nome de clock e utiliza-se a medida Hertz (Hz) para calculá-la, sendo um 1Hz equivalente a 1 instrução por segundo. Um processador com clock de 500 Mhz, por exemplo, é capaz de executar 500 milhões instruções por segundo. Já um mais atual, com 2,4 GHz, é capaz de realizar 2 bilhões e 400 milhões de instruções por segundo. Mas de onde vêm os símbolos MHz e GHz? Veja a tabela abaixo.

Tabela CPU.
Disco rígido (ou HD)

É a memória permanente do computador, responsável por salvar os dados e preservá-los mesmo depois do computador ser desligado. As músicas, documentos, fotos, programas e o sistema operacional são exemplos de dados gravados nela.
Imagem de um HD.
Por se tratar de uma unidade de armazenamento, devemos levar em consideração a capacidade dela, grosso modo, a quantidade de “coisas” que podemos gravar nela. Essa capacidade é medida — atualmente — em GB (gigabytes), unidade que requer certa atenção, já que costuma gerar bastante confusão. Analise a tabela abaixo:

Tabela HD.

Um HD hoje em dia tem em média 250GB — na teoria —, já que os fabricantes adotam 1GB como sendo 1.000MB, quando na realidade deveria ser 1.024MB. Para você saber qual o tamanho real aproximado do seu, divida o valor fornecido pelo fabricante (em GB) por 1,073. Por exemplo: se o seu HD possui 80GB, o valor real seria de aproximadamente 74,55GB.

Memória RAM

É a memória temporária do computador, responsável por armazenar os programas e dados em uso. Caracteriza-se por fornecer dados previamente gravados — no disco rígido, por exemplo — ao processador com um tempo de resposta curto e em alta velocidade. Em outras palavras, é a “ferramenta de trabalho” do processador.

Memória RAM.

Quando você abre um editor de textos, por exemplo, ele é carregado na memória RAM. O mesmo vale para o texto que você digita nele. A partir do momento que você o salva esse texto, ele passa a ser armazenado no disco rígido. Ao contrário do disco rígido, a memória RAM é “zerada” quando o computador é reiniciado. Isso explica aquela velha história de perder um texto que estava sendo digitado, não salvo, devido à queda de energia elétrica.
A memória RAM é medida do mesmo modo que os discos rígidos, porém em proporções bem menores. Hoje em dia, um computador comum tem em média 1GB de memória RAM.

Mas afinal, como eu descubro tudo isso no meu PC?

É mais simples do que você imagina. Para verificar a quantidade de memória RAM e o clock do processador, acesse: Menu Iniciar > Configurações > Painel de Controle > Sistema ou dê um clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Meu Computador e selecione Propriedades. Surgirá uma tela semelhante a esta:

Propriedades do Sistema.

Para o tamanho real do disco rígido, acesse o Menu Iniciar > Executar. Digite “msinfo32” — sem as aspas — e pressione Enter. Na estrutura do itens do lado esquerdo da tela, dê um duplo clique em Componentes, depois em Armazenamento e por último em Discos. Aparecerá uma tela como esta:

Informações do Sistema.

Agora você já sabe a configuração básica da sua máquina! Para informações detalhadas, como tipo de placa de vídeo, som etc., utilize programas como o Fresh Diagnose e o AIDA32, ambos gratuitos e fáceis de utilizar.