Novidade: AMD Fusion: novo processador que integrará placa de vídeo está chegando! Post, a pedido do: Luis Sérgio, 19 anos / BA - Bahia
Obs: Embora o lançamento esteja previsto apenas para 2011, a AMD mostra mais detalhes de seu novo processador, o AMD Fusion.Quem acompanha o portal Baixaki já está por dentro das primeiras novidades que a AMD está preparando em seu mais novo processador, o AMD Fusion. Embora o lançamento desse componente esteja previsto apenas para o ano de 2011, a empresa liberou mais algumas novidades que possivelmente estarão presentes no processador.
Também conhecido como Llano, o AMD Fusion é uma versão melhorada no processador Phenom II, comercializado no mercado atualmente. Além de maior velocidade de processamento, o novo processador traz características que estão presentes graças à compra da ATI pela AMD.
Parece que o ano de 2011 vai ser movimentado no mercado de processadores. Então, confira o que vem por aí com o AMD Fusion.
Recapitulando
Antes de mostrar as novidades fresquinhas do AMD Fusion, é bom relembrar o que já foi falado a respeito do novo processador. Para começar, a característica principal do componente, que também dá origem ao seu nome: unir CPU E GPU, formando o que está sendo chamado de APU (Accelerated Processor Unit).
CPU e GPU, qual a diferença?
É muito comum ver usuários confusos quanto às diferenças entre CPU e GPU. Para entender bem como o Fusion funcionará, é preciso ter essa diferença bem clara. CPU é a abreviação para Central Processing Unit (unidade central de processamento).
Em poucas palavras, a CPU é a responsável por processar praticamente todas as informações do computador. Seria como o cérebro humano, que controla cada movimento do corpo, desde os mais complexos até os mais simples.
GPU, por sua vez, é abreviação de Graphics Processing Unit (Unidade de processamento gráfico). Ou seja, ela é a responsável por todo o processamento gráfico e visual em computadores e video games.
Continuando...
Como você já deve estar imaginando, o Fusion trará em uma mesma peça de silício o processador gráfico e a CPU. Com isso os usuários podem assistir a filmes e rodar jogos 3D sem “fritar” o processador.
Como já era de se esperar, o AMD Fusion promete trazer quatro núcleos de processamento, sendo três deles voltados à CPU e um totalmente dedicado para a GPU. Com esse esquema híbrido, o Llano promete desempenhos excepcionais em diversas tarefas, em especial nas que necessitam de qualidade gráfica elevada.
O que vem por aí
Agora que você já relembrou as novidades anunciadas anteriormente pela AMD, é hora de ficar por dentro das novas promessas da empresa. O AMD Fusion promete trabalhar com velocidade superior a 3 GHz, somando os quatro núcleos.
Cada um dos núcleos de CPU contará com 1 MB de memória cachê L2 e TDP entre 2,5 W e 25 W. A AMD ainda não anunciou qual será o TDP total do processador (CPUs mais GPU).
Mas, de acordo com a empresa, se os três núcleos de processamento estiverem trabalhando em sua frequência total, o TDP poderá ficar entre 10 watts e 100 watts. Esse valor pode aumentar consideravelmente com o chip gráfico, já que componentes de processamento visual são famosos por devorarem energia e gerarem muito calor.
Há, no entanto, uma tecnologia que pode ajudar a diminuir o TDP. É a chamada propagação de energia por núcleo, apresentada este mês pela AMD em São Francisco, na International Solid State Circuits Conference.
Com essa tecnologia, quando um núcleo não está sendo utilizado ele é desligado e a energia é então distribuída entre os demais cores do processador. Além de economizar energia, isso ajuda a diminuir a dissipação de calor do componente.
O AMD Fusion traz ainda suporte nativo para o DirectX 11, da Microsoft, permitindo um desempenho gráfico superior na execução de aplicativo pesados e games de última geração.
Para ajudar a entender um pouco melhor como funcionará a nova arquitetura dos processadores AMD, não deixe de conferir a imagem abaixo. Ela mostra como é o esquema dos componentes atuais e como provavelmente será o do AMD Fusion.
Com tanta tecnologia de processamento nova que surge, é inevitável que os componentes do PC trabalhem cada vez mais rápido. Essa crescente rapidez faz com que a máquina trabalhe mais e, consequentemente, produza mais calor.
Para que o calor excessivo produzido no interior do computador não queime nem prejudique o funcionamento dos seus componentes, é necessário haver o resfriamento deles e é este o papel destinado ao cooler.
O TDP é o acrônimo de Thermal Design Power (projeto de força térmica). Em poucas palavras, é a quantidade de energia que o cooler precisa utilizar para dissipar o calor produzido pelo processador. Quanto menos energia ele utilizar, maior será a economia para o usuário.
Um processador com 20 W TDP, por exemplo, significa que o cooler precisará de pelo menos 20 W energia para resfriar o componente de maneira aceitável, ou seja, o suficiente para que o processador não queime.
Obviamente, quanto maior o número de núcleos de um processador, maior será o calor dissipado por ele e, como consequência, o TDP também será maior.
Para quando e para quem?
O AMD Fusion é mais voltado para notebooks com uma configuração comum, ou seja, aqueles destinados a usuários domésticos, que utilizam o computador para tarefas simples. De acordo com a empresa AMD, haverá também um modelo do Fusion voltado para desktops, com a mesma capacidade de processamento dos computadores portáteis.
Embora o lançamento do novo processador da AMD tivesse programado para 2009, utilizando tecnologia de fabricação de 45nm, a empresa resolveu adiar a colocação do componente no mercado até que a tecnologia de 32 nm fosse concebível. Com isso é possível construir um componente menor, mas com uma eficiência enérgica muito maior.
Dessa maneira, a empresa anunciou que alguns protótipos do AMD Fusion poderão ser vistos ainda neste ano, mas o lançamento oficial está previsto apenas para 2011.
A ideia do Fusion é sem dúvida muito interessante, e os resultados ao criar a APU (CPU + GPU) parecem animadores, mas por enquanto é necessário esperar até que as primeiras unidades sejam liberadas para testes e as primeiras impressões do produto apareçam.
A AMD promete mais do que uma simples fusão entre chip gráfico e CPU. E quanto a você, usuário, o que está achando de toda essa tecnologia? o.O'
30 comentários
Write comentáriosbom
Replyeu usava o Processador Intel mais hoje uso o Processador AMD
os processadores AMD são ótimos
e acho que este Fusion vais Nus Surpreender
como sempre a Empresa AMD
seus produtos são ótimos
Ow galerinha do mal, acho que prcisamos de um dicionário pois muita gente está redigindo errado o nosso idioma!!! O Firefox tem corretor ortográfico pra quem é fraco de português, bom, eu continuo no IE mesmo já estou acostumado kkkkk
ReplyMas, voltando ao assunto o procesador da intel com suposta gpu integrada chama-se Larrabe e pelo que sei a intel adiou o lançamento pois diz que é mais complicado que parece integrar cpu e gpu com um desempenho razoável.
Para quem não sabe, a integração de gpu na cpu vai possibilitar uma maior programabilidade, significa que toda vez que se renova uma API (em português interface de programação de aplicativos ex: DirectX, OpenGL), não vai haver a necessidade de obter um novo hardware para se ter acesso a um novo código, no caso, o acontecido do directX 10, você somente o utiliza se a gpu suportar, o mesmo do directX11 que por enquanto só nas AMD Radeon série 5000, porem ainda são projetos para o futuro, imagino que ainda não será tão imediato essa possibilidade da gpu evoluir sem precisar de uma substituição física, contudo para os notebooks netbooks (talvez até celulares) será uma ótima oportunidade para expansão.
Assunto não muito relativo: Pelo que li na net a amd pretende lançar cpu com 6 núcleos ainda esse ano... sinto informar mas já existe um processador com 100 núcleos, vide Tilera em alguma página de busca. E parece que a IBM conseguiu fazer um transístor rodar a 100 GIGAHERTZ (meu deus!!!), mas por enquanto por causa do TDP ainda não é viável tranformá-lo em processadores.
acredito que tanto o processador AMD e o Intel são bons, ja tive AMD e hoje tenho Intel e acho muito interessante esta integracao de GPU com CPU. Ja li outra materia dizendo que a Intel tambem possui essa novidade. Espero que os preços fiquem atrativos nao passando do valor conjunto de uma placa de video + um processador padrao.
ReplyPara mim a placa de Vídeo foi uma das melhoras coisas da tecnologia nos últimos por ser a placa de vídeo que ajuda muito na velocidade do computador e pode pegar qualquer tipo de jogo.
Replysso nada mais é que transferir o video onboard da placa mãe para o ``onboard do processador.``
ReplyA questão é se vão ser mesmo eficientes a ponto de concorrer com placas off!!
De qualquer forma, é uma boa pra baratear as placas mãe e encarecer o processador, a velha receita do ``seis por meia dúzia``.
Isso vai ser interessante, por exemplo, se a Nvidia desenvolver placas de video com processadores X86 no mesmo silicio.
Ja pensou que legal, vc poder espetar o processador ou num slot ou num soquete??
E então poder ter uma placa de video com X86 pra qualquer placa mãe de qualquer marca que tenha um pci-express??
Abraço.
a intel vai esperar sai o 1° prossesador(fusao)e vai (colocar aquela maquininha que ela tem pra decifrar quais sao os componetes eletronicos que tem dendro da unidade de prossesamento e cimplismente vai faser um melhor.
Replya intel tem mais tecnologia nessa area.é uma pena isso, ja que é a gente quem paga por isso.
Eu tenho Placada de Video da ATI hd4850,montei meu pc em maio de 2009,e me arrependi até de ter comprado um Core 2 Quad Q8200,hoje com certeza eu iria de AMD.
ReplyConcerteza valera a pena, principalmente para usuários de notebooks q geralmente nao possuem GPU integrado
Replygostei da matéria
Replyagora temos mais um companheiro para o phenom x4
a AMD sem dúvida nenhuma é a melhor empresa de informática, principalmente com a ATI
agora os gamers têm que comprar mais um ítem de hardware
creio que os entusiastas sera ótimo, mais em geral varias pessoas que conheço, ñ usam 1/5 da capacidade de suas CPU. creio que seria muito interessante, as empresas melhorarem as qualidades de seu programas tonandou mais enxutos, leve para que até uma CPU 166, rode seus produtos. E não como vem oceorrido comumente: tendo que abadonar equipamentos como empressoras, scanne e etc ; pelo simples fato de ñ haver drives para os mesmos.
ReplyCom tanta tecnologia e com recursos novos ao nosso favor,só resta uma alternativa para a Intel.... Seeeguuuuuuura Inteeeel !!!!
ReplyPelo que entendi, quem ganha com isso e o usuário final xD. Bom a idéia e legal, fico com duvida apenas a questão de gasto de energia, de certa forma abandonei o AMD por causa deste problema, tenho uma lan house tive muito problema com fonte etc...
ReplyAgora e esperar e conferir...
Como sempre a AMD inovando, o fusion é um projeto muito inovador que com certeza vai agradar muita gente, pois promete ser rápido, ter um bom processamento gráfico e é econômico.
Replyconcerteza é uma novidade boa.+ para quem não entende mt de pc. para q vou querer um proce. de 4 nucleos. com uma placa de vga inbutida, a medida q os games estão envoluindo.se vc tem um proce desse blz é bom + e ae se sair um jogo q exiza + de seu proce ou de sua vga?? certeja vc vai ter q trocalo..pra q 4 nucleos se temos o core i7 ta intel.. kkkkk falouu
ReplyAlguns se equivocaram, a Intel não lançou uma GPU integrada e sim um acelerador gráfico vetorial que por sinal não é muito util para jogos, uma falha já que a intel não possui informações suficientes sobre GPUs (isso custa valor de patentes para que a intel o faça) diferente da AMD que adquiriu a ATI, graficamente a intel só serve mais para escritório e jogos em flash, a amd já pensa em expandir (imagino que talvez um crossfire com a gpu integrada) já ouvi a respeito que a amd está desenvolvendo drivers que vão associar gpus de modelos diferentes ex uma série 3xxx com uma série 4xxx imagino que logo mais teremos mais noticias sobre esse assunto.
ReplySe quiser confirmar o assunto visite o site do Toms Hardware verifique os benchmarks..
AMD EU TE AMO!!!!
ReplyTua Tecnologia a cada dia me impressiona mais... Sou um colecionador de jogos de ultima geração... então a AMD é perfeita para mim.
Intel é feita para pessoas de escritórios, feito para empresas e AMD para Lan Houses e pessoas fanáticas por games que exigem o máximo de seu computador, tipo a ultra-qualidade do Cod 6 que tem uma resolução maior que a muito alta, soh roda nos computadores tops de linha mas a imagem é SUPER REAL até me sinto dentro do jogo.
ADOREI
gostei da materia,vamos aguardar o produto.
ReplyAMD é melhor marca de processador emgine agora com esse fusion
Replyvai comanda a intel
Cada vez mais a tecnologia vai se superando a cada dia na fabricação de novos processadores com a CPU e GPU integrados um novo passo na era da tecnologia
Replymuito bom a matéria espero que esse novo processador seja tudo de bom
Os processadores da AMD são muito bons e sempre andam bem arrojados. A AMD sempre acompanhou de perto a Intel. Espero que dessa vez ela coloque algo que seja diferente da concorrfente com produto similar.
ReplyEsse processador parece ser muito massa. O AMD Fusion promete!
ReplyEU sempre priferi a AMD pois o custo é bem menor e tem uma otima qualidade e desempenho , gosto da AMD pois processa muitos arquivos com + facilidade e acho q esse AMD Fusion tambem vai ser + um Otimo processador ,vai ser um obistaculo dificil para a Intel superar
Replyaf com esse processador eu nao queria + nada.so a amd pra fazer um prcessador ta eficiente.Parabems amd pela sua tecnologia e evoluçao
ReplyA AMD vem quebrando as pernas da Intel kkk
ReplyEstou vendo que a INTEL terá problemas como esse novo processador da AMD.
ReplyEu compraria ele concerteza!
(GPU+CPU) em uma tecnologia de 32 nm, seria um máximo. (Parabéns AMD).
Aew agora sim amd sabia que não ia fica quieto
Replyintel se prepare por que amd vem ai com tudo
Excelente materia, sou fã da amd mas acho que ela ainda esta longe de competir com a Intel, pois o mercado pertence a ela (a maior parte), mas os melhores processadores para notebooks na minha opiniao pertence a amd, a hp quem o diga (adoro o thurion) e o fusion pode fortalecer a amd neste segmento. Obrigado
ReplyNossa AMD esta cada vez se tornando a emprensa TOP da tecnologia de mercado mesmo, gostei mto desse novo processador e Parabens baixaki por estar sempre nos informando das tecnologias novas ^^.
ReplyA Intel como sempre copiando e a AMD "lerdando". Quem criou o x64 foi a AMD (nessa ela ganhou lançando antes), depois foi processador com mais de um nucleo, a Intel copiou e ficou com a fama e agora GPU (ta, eu sei que não é uma GPU e sim um IGP) + CPU.
ReplyÉ pessoal vamos esperar para ver, a fusion da amd parece com capacidade raramente relativa ao processador i7 da intel
Reply