Troque de HD sem perder nada!

14:05:00 8 Comments A+ a-

Obs: A clonagem de disco permite que você troque seu HD principal sem perder dados e sem a necessidade de reinstalar o Windows. Aprenda como.

Existem várias maneiras de aumentar o espaço em disco disponível em um computador. Desde apagar arquivos muito antigos – depois de fazer um backup, naturalmente – até a compra e instalação de um segundo, ou terceiro, disco rígido, tudo é possível.

Essa segunda opção também oferece algumas alternativas em relação à maneira de adicionar esse disco.

No caso de um computador de mesa, a prática é de fato bem simples. Se você ainda tiver espaço no gabinete, é só plugar o novo disco no local apropriado. Se todas as baias estiverem ocupadas, entretanto, basta fazer o backup de um dos discos para um drive de maior capacidade e trocá-lo.

Notebooks e netbooks, por outro lado, apresentam uma dificuldade um pouco maior em realizar esse processo. Por terem espaço físico limitado, os computadores portáteis não recebem um segundo disco rígido, e um HD externo pode ser um problema por consumir energia a mais e não ser tão rápido.

Assim, para esse tipo de equipamento, o ideal é trocar o disco inteiro, colocando um de maior capacidade no lugar antes ocupado pelo disco já cheio. O grande problema dessa prática é que, normalmente, isso envolve reinstalar o sistema operacional, aplicativos e configurações.

O Baixaki mostra agora como fazer para evitar toda essa chateação, transportando tudo o que existe no seu HD para um disco novo. Depois, basta trocar a instalação física e seu computador estará no mesmo ponto em que você o deixou, mas com muito mais espaço.

Clonagem do bem

Clonagem de HDs O termo clonagem é comumente associado – na área de tecnologia – a feitos criminosos como a cópia de cartões de banco ou chips SIM de celulares. Felizmente existem também usos mais dignos para a clonagem quando se fala de informática.

É através dessa cópia exata de todos os dados de um disco que é possível trocar o HD de um notebook sem perder nenhum dado e sem reconfigurar a máquina toda após a instalação do novo disco. Para criar essa cópia, você precisa de uma gaveta USB compatível com o disco rígido que será instalado no portátil e de um software capaz de realizar a clonagem.

Você encontra os gratuitamente EASEUS Disk Copy e o Clonezilla, entre outros, que realizam essa tarefa. Para este artigo utilizaremos o segundo, devido à segurança e facilidade de uso do aplicativo. Clique no botão abaixo para realizar o download:

Clonezilla Live

Equipamento necessário

Além dos aplicativos mencionados acima, você também precisa de alguns itens de hardware. Além do drive ótico ou pendrive para o Clonezilla, você também precisa de uma gaveta para HD compatível com o disco rígido que receberá a imagem e o disco que substituirá o original.

Começando o processo

A principal vantagem do Clonezilla é funcionar independente do seu sistema operacional. O arquivo que você transferiu a partir do link acima é uma imagem de disco que deve ser gravado em um CD para fazer o boot do sistema a partir do leitor ótico.

Para fazer a gravação, você pode utilizar qualquer uma das ferramentas de gravação de imagens de disco no formato ISO. Entre os diversos programas disponíveis você encontra o Ashampoo Burning Studio e o InfraRecorder, ambos excelentes opções gratuitas. Outras opções de aplicativos, e dicas para a gravação.

1. Disco vivo do Clonezilla

O primeiro passo a fim de conseguir clonar seu HD em um novo disco é a gravação do Clonezilla em um CD. Para isso, basta utilizar seu gravador de discos favorito para transformar a imagem ISO do aplicativo em um disco.

Gravando uma imagem ISO no InfraRecorder Cada programa de gravação terá seu método, mas o conceito é o mesmo em todos. No InfraRecorder – utilizado neste tutorial – clique em “Write Image” e selecione o ISO do Clonezilla que você descarregou anteriormente.

Se preferir, você pode utilizar o Clonezilla a partir de um pendrive. Para isso, você deve – ao invés da imagem de disco – baixar a versão USB do programa, disponível neste link, e criar o “Live USB” com programas como o A Bootable USB.

2. Reboot

Depois de ter a imagem do Clonezilla gravada (ou no pendrive), é necessário reiniciar o sistema com o disco – ótico ou removível – inserido. Caso seu computador não redirecione a inicialização para o menu apropriado, é necessário alterar uma configuração na BIOS do sistema. Para não correr riscos, siga as dicas encontradas neste artigo

3. Clonando o HD

Clonezilla live

Assim que o boot for realizado pelo Clonezilla, uma interface bem simples – e controlada apenas no teclado – se apresenta. Para clonar o disco, inicie o Clonezilla na primeira opção “Clonezilla live” com as configurações padrão.

Idioma do Clonezilla

A seguir, escolha o idioma em que o programa roda. Neste tutorial será utilizado o inglês. Para seguir cada passo, basta apertar Enter após a seleção da opção preferida, feita com as flechas do teclado.

Padrão de teclado

Se o seu teclado for USB ou o padrão do notebook, na terceira tela selecione a opção “Don´t touch keymap” (Não alterar mapa de caracteres). Para teclados PS/2, a opção “Select keymap from arch list” (Escolher mapa de caracteres da lista) é recomendada para escolher o padrão de teclado que você utiliza.

Iniciar o Clonezilla

A não ser que você seja especialista em Linux e domine as ferramentas de linha de comando, na tela “Start Clonezilla” selecione a primeira opção - “Start_Clonezilla”.

Escolhendo o método de clonagem

A primeira tela do programa propriamente dito permite a seleção da tarefa a ser executada: “device-image” cria uma imagem de disco para ser posteriormente recuperada no novo HD, e “device-device” cria a imagem automaticamente no disco que será instalado depois.

Para manter o bootloader do Windows intacto – e assim não precisar reinstalar nada no novo HD -, você deve criar uma imagem, já que cópias diretas não carregam a inicialização do sistema. Tenha certeza que o disco está formato no sistema NTFS, para não ter problemas com o limite de 4 GB do sistema FAT32.

Essas considerações acima são essenciais para quem vai trocar o disco do computador, e podem ser ignoradas por quem vai apenas transportar dados de um disco antigo – que será mantido no PC – para um novo de maior capacidade. Neste caso o sistema continuará inicializando do disco original.

Opções de destino da imagem

A próxima tela permite que você escolha o destino da imagem do disco. A opção “local_dev” cria a imagem em hardware local, como um HD externo ou pendrive. As outras opções se referem a locais de rede. Caso esta seja a sua escolha, uma série de wizards vão guiá-lo pelo processo, e portanto, não será abordada a utilização de locais de rede neste tutorial.

Selecionando qual dos discos locais receberá a imagem

Após definir que a imagem será criada em um disco local, falta escolher qual disco a receberá. Para facilitar a diferenciação entre os vários disponíveis, as partições do disco rígido instalado são marcadas como sda (1, 2, 3 etc), e de outros discos existentes no sistema como sdb, sdc e assim por diante.

Prompt

Escolha o diretório que receberá a imagem na próxima tela e, quando o prompt acusar a verificação do disco, aperte Enter.

4. Restaurando o novo disco

Faça o reboot com o disco ainda no driveDepois do demorado processo de criação da imagem, é hora de mexer no hardware. Se você está ampliando a capacidade de um notebook, troque o disco antigo pelo novo na baia do portátil, mantenha aquele com a imagem na gaveta USB e faça o reboot do sistema, ainda com o disco do Clonezilla no drive.

Para desktops, siga os passos do tutorial de instalação de HDs

5. Aplicando a imagem

Restaurando a imagem

Siga os mesmo passos descritos acima até você chegar à tela “Select mode”, onde – ao invés de selecionar “savedisk” para criar a imagem – você deve escolher a opção “restoredisk”, que expande a imagem do disco intermediário para o novo HD do seu notebook.

6. Expandindo o disco

Gerenciador do computador Depois de aplicar a imagem, reinicie o computador normalmente, para inicializar o Windows. Ao abrir o Windows Explorer, você percebe que o novo disco é reconhecido com a mesma capacidade do original.

No Windows 7 – ou no Vista – resolver isso é fácil. Clicando com o botão direito em “Computador”, selecione a opção “Gerenciar”. No Gerenciador do computador, selecione a opção “Gerenciamento de disco”, dentro a área de “Armazenamento”.

Após alguns instantes carregando as configurações dos discos instalados, as unidades serão exibidas na parte inferior da tela. Clique com o botão direito do mouse na unidade recém-instalada e selecione a opção “Estender volume”.

A partir desse ponto, seu computador já registra todo o espaço disponível em seu novo e gigantesco HD. Aproveite!


Programas relacionados ao texto acima

InfraRecorder
Queime suas mídias de forma prática em um programa leve, fácil de ser usado e em português!
XP/Vista/2000/7
3,27 MBGratuito
EASEUS Disk Copy
Programa que realiza cópias idênticas de um HD para outro e ainda recupera arquivos perdidos.
XP/Vista/98/2000/2003/7
29,50 MBGratuito
A Bootable USB
Precisa instalar o Windows 7 em um PC que não possui leitor de DVD? Então experimente este programa!
XP/Vista/7/2000/2003
869 KBGratuito
Ashampoo Burning Studio 2010
Sai a nova versão deste que é o maior concorrente do Nero. Confira as novidades fresquinhas trazidas até você.
XP/Vista/7
52,60 MBGratuito
Clonezilla Live
Crie backups completos do seu sistema, inserindo-os em outra partição do HD de uma forma segura e funcional.
XP/Vista/7
117,80 MBGratuito

8 comentários

Write comentários
ghostbiker
AUTHOR
29 de abril de 2010 às 14:53 delete

Só parabéns pelo artigo que está funcionando como um excelente "primeiros socorros" aos usuários de computador que muitas vezes ficam à deriva tratando-se de informática mas háetalhes : SEMPRE antes de operações que manipulam partições, efetue uma verificação (scandisk por exemplo) no disco origem para corrigir possíveis erros, remova temporários, enfim, uma preventiva GERAL no seu HD e não menos importante, FORMATE FISICAMENTE ( e NÃO USE A FORMATAÇÃO RÁPIDA !! ), através do GERENCIADOR DE DISCOS DO WINDOWS o destino para ter certeza que ele está OK.

Reply
avatar
Lucas Pedrinho
AUTHOR
29 de abril de 2010 às 14:54 delete

Muito bom agora fica bem mais pratico...
:D

Reply
avatar
Hiro
AUTHOR
29 de abril de 2010 às 14:54 delete

Artigo nota DEZ!
Eu queria fazer isso mesmo.... Mandar os arquivos pro HD novo, incluindo o windows e tudo mais....
Eu até fiz uma pergunta no tira-duvidas, mas nehuma resposta foi satisfatoria =/.

Reply
avatar
AlePejo
AUTHOR
29 de abril de 2010 às 14:55 delete

Muito bom.

Reply
avatar
Régius
AUTHOR
29 de abril de 2010 às 14:56 delete

grande utilidade, mas as imagens poderiam ter uma qualidade e luminosidade maior.

Reply
avatar
César
AUTHOR
29 de abril de 2010 às 14:56 delete

Muito útil!

Reply
avatar
Adauto
AUTHOR
29 de abril de 2010 às 14:57 delete

Muito bom. Eu não sabia que era possível colocar mais um HD, agora, eu vou aproveitar e pedir o meu primo para comprar um novo... Valew

Reply
avatar
Sebastião Soares da Silva
AUTHOR
29 de abril de 2010 às 14:57 delete

Gostei muito, pois já perdi programas e trabalhos com Hd saturado, valeiu.

Reply
avatar