Novidade: Como vai funcionar o Google TV

20:07:00 0 Comments A+ a-

Obs: Depois do anúncio que postei no Blogger aqui da nova tecnologia a ser implantada pelo Google, muita gente ficou curiosa sobre a chegada desse novo jeito de assistir televisão. Conheça agora como esse novo produto funciona!

Assistir à televisão sempre foi um dos passatempos modernos favoritos da maioria das pessoas em qualquer lugar do planeta. Desde a década de 1950 esse aparelho tornou os fatos muito mais próximos e com isso, fez do espectador alguém mais inteirado do que acontece no mundo. Depois, com a internet, esse sistema de informações globais ficou ainda mais dinâmico.

Você não precisa mais estar em um determinado país para ter acesso à programação e aos vídeos que são transmitidos lá. Serviços como o YouTube, NetFlix e tantos outros permitem que o espectador se liberte da grade horária de onde mora e passe a consumir programas internacionais que antes demorariam muito tempo para chegar – se chegassem.

Conheça a Google TV!

Até então, os dois dispositivos são separados. Quem quiser assistir aos programas da televisão ao vivo terá de ligar o aparelho e tentar acompanhar as duas tarefas ao mesmo tempo – a internet e a TV. Entretanto, o Google decide lançar algo que une as duas ferramentas em apenas um aparelho: o Google TV.

O sistema funciona como uma espécie de elo que liga a TV à internet e vice-versa. O sistema deve funcionar com o Android, mas não com o aspecto que se observa nos aparelhos celulares disponíveis no mercado. A aparência do navegador Google Chrome é a que mais se aproxima desse sistema. A boa notícia é que o Google TV é compatível com a versão 10.0 do Flash, logo, qualquer site e vídeo pode ser executado na sua televisão.

Controles remotos superespertos

O  Android é o elo! Como o Google TV funciona com o sistema operacional Android, é perfeitamente compreensível que a compatibilidade entre a televisão e o seu smartphone aconteçam sem grandes problemas. Aliás, essa é uma prática muito encorajada, já que os celulares com Android são excelentes “controles remotos” nessa ocasião.

Além disso, a nova plataforma Google tem controles específicos com teclados QWERTY para que você possa fazer buscas exatas do vídeo que pretende assistir. Assim, a plataforma de televisão ganha uma nova função: um novo ponto de acesso à internet.

Compreenda melhor

Assista o vídeo abaixo para entender melhor a relação da internet com a televisão. É neste nicho que o Google TV pretende trabalhar.

2011: o mundo assiste Google!

A tecnologia desenvolvida e anunciada durante o Google I/O promete estar a todo vapor pelos Estados Unidos já na segunda metade deste ano. Porém, o serviço de televisão movida à internet só chega aos lares internacionais no ano que vem, 2011. Até lá, as parcerias com fabricantes de televisores já está mais do que sacramentada para que você não precise comprar um dispositivo separado.

A  Logitech é uma das grandes parceiras da Google TV.

Marcas como Logitech e Sony já prometem fabricar o que for necessário para mudar o jeito de assistir televisão. Assim, a marca do Playstation 3 fica com o televisor Bravia e a Logitech com a “caixa Google” propriamente dita, para quem não quiser desembolsar alguns milhares em dinheiro para comprar uma televisão já adaptada.

C’est for tutti el mundo!

Não entendeu a mistura acima? Pois o Google TV seria capaz de decifrar o título que diz “É para todo mundo!”. Afinal, ele possui um sistema de legendas e tradução simultânea para qualquer idioma. Finalmente, você pode entender o que aquele cantor indiano canta ou não depender das legendas engraçadas do vídeo do filme “A Queda” em que Hitler dá uma bronca nos oficiais.

Legendas simultâneas!

E a TV digital?

Apesar de ser um projeto muito interessante e rentável para a maioria dos meios de comunicação estrangeiros, o novo formato ainda não emplacou em terras brasileiras. Talvez o modo de se fazer televisão por aqui ainda não esteja preparado para tanta tecnologia e interatividade. Entretanto, uma coisa é certa: o Google TV vai mudar muita coisa assim que chegar.

A interação entre a televisão e os vídeos da internet pode ser perigosa a ponto de fazer com que aqueles usuários que já não eram muito fãs de assistir à programação normal – enquanto ela passa em horários engessados – desistam de tentar adaptar-se aos horários estipulados por aquela “caixa no centro da sala”.

Seu  conteúdo favorito, como você nunca viu.

Em outras palavras, o futuro da televisão como conhecemos está com os seus dias contados. Agora, quem manda na programação é você. Afinal, quem consegue assistir a todos aqueles programas em milhares de horários diferentes, isso quando os canais não coincidem suas programações para disputar audiência?

O Google TV funciona, mais ou menos, aos moldes do TiVo. Para quem não conhece, o TiVo é uma espécie de “gravador” de programas que pode ser agendado para que você assista seus programas favoritos independente do horário que estiver em casa. O Google TV também pode fazer isso por você, porém, ele traz uma plataforma compatível com o Flash, o que possibilita um mundo de oportunidades que não existiam antes!

Nem tudo é perfeito

Apesar de ser uma ideia genial, o Google TV pode sofrer com algumas ameaças externas, ou seja, que não cabe a ele controlar. Um dos principais riscos do uso dessa tecnologia é o bloqueio por parte dos servidores de conteúdo. O Hulu é um dos provedores de vídeos que bloqueia seu conteúdo para visitantes que estejam fora dos Estados Unidos.

Se essa moda pegar, muita gente vai deixar de assistir vídeos porque o “dono” do conteúdo decidiu que não quer liberar o acesso de usuários do Google TV. Assim, é preciso considerar algumas falhas nesse sistema que, aparentemente é o sonhado pela maioria das pessoas!

Um  novo conceito de televisão

Outro recurso que pode assustar e animar um pouco os futuros espectadores do Google TV é o fato de o sistema operacional ser o Android. “Mas não era um ponto positivo?”, alguns podem se perguntar. Se você analisar do ponto de vista da compatibilidade de dispositivos, é sim. Porém, existe um lado não muito bonito nessa história que se chama “atualização frequente”.

Já imaginou ter o seu programa favorito interrompido por uma atualização que decidiu aparecer na sua frente? Tudo bem, você pode pausar e assistir depois, mas é muito chato der de parar o que se está fazendo para cumprir uma atualização, não é mesmo?

E agora, já pensou em ter a sua? Pois teremos de esperar até o ano que vem!

Dicas: O que fazer com um PC velho que está encostado?

19:55:00 0 Comments A+ a-

Obs: Conheça novas funcionalidades, dicas e conselhos para tirar a poeira do PC e torná-lo útil novamente.

Considerando que estamos num mundo capitalista é comum comprar novos produtos eletrônicos. Todavia, quando o assunto é informática não há quem não queira trocar de PC ou não tenha adquirido um novo recentemente.

Com o lançamento dos Windows 7 e Vista a venda de computadores cresceu significativamente, pois tais sistemas exigem máquinas mais robustas. E claro que, se você foi um desses sortudos que comprou um PC novo, talvez o antigo esteja empoeirando na sua casa.

Quem sabe você nem trocou de computador recentemente, porém tem algum guardado simplesmente porque não tinha o que fazer com ele. Se você estava procurando por uma função para este micro antigo, possivelmente nossas dicas sejam úteis. Por isso, prepare o pano de pó e vamos colocar esse computador para funcionar.

Um servidor em casa

Claro que seu computador antigo não é muito veloz, todavia se a ideia é montar um servidor, o PC não precisa ter muita velocidade. Basta utilizar um HD razoável para armazenar mais dados e configurar o PC para que ele seja acessível através da rede.

Por se tratar de um servidor é interessante que o trabalho de backup seja automatizado, daí a indicação para utilizar o Windows Home Server (baixe uma cópia de avaliação clicando aqui). Todavia, qualquer sistema que possibilite gravar arquivos via rede pode ser instalado, visto que os usuários podem salvar cópias de seus documentos manualmente.

Backup de arquivos e acesso aos arquivos multimídia

O que mais fazer com um servidor? Claro que a ideia de fazer backup de documento é interessante, mas o principal motivo para um servidor é justamente a vantagem de ter um PC sempre ligado para acessar arquivos multimídia. Assim sendo, você pode salvar filmes, músicas e imagens no PC antigo para acessar diretamente do seu novo computador ou do seu videogame.

Detalhe: para você acessar os documentos do PC antigo em qualquer lugar da casa é necessário usar um roteador ou um hub.

Conheça novos horizontes

Não há como negar, quase todo mundo usa e adora o Windows. Contudo, muita gente nem sequer chegou a ver ou utilizar outro sistema para saber se o sistema da Microsoft é realmente o mais indicado. Considerando que há uma infinidade de outros sistemas, talvez você queira aproveitar seu PC antigo e testar algum que seja gratuito.

Se você pensou que estamos sugerindo um teste com uma distribuição Linux, acertou na mosca! O sistema do pinguim é considerado inovador e pode realmente levar os usuários a encontrarem novos programas e funcionalidades no PC.

Ubuntu - Agora com acesso facilitado ao Twitter e outras redes  sociais

Considerando que estamos falando do seu computador que está aposentado, não há por que não tentar usar o Ubuntu (clique para baixar), por exemplo, que é muito fácil e possui uma boa variedade de softwares para instalação. Claro que os sistemas Linux não possuem suporte para o DirectX e portanto os jogos são limitados, todavia você não vai usar um PC antigo para rodar jogos, não é mesmo? Calma lá, talvez você use sim, confira a dica abaixo.

O PC antigo é parte da sua LAN House

Não gostou das funções anteriores? Então que tal montar uma rede para jogos na sua casa? Se o PC antigo não tiver uma placa de vídeo muito potente, qualquer GeForce FX5200 ou Radeon 9200 já é capaz de rodar muitos games legais. Caso seu PC não possua uma placa offboard, mesmo com uma onboard é possível executar jogos bem interessantes, como Age of Empires 2 e Counter Strike.

Jogue no PC antigo

Claro que, para jogar em rede você precisa no mínimo de um hub e cabos de rede. Todavia, não comece a gastar muito para equipar o PC antigo, pois as sugestões aqui são apenas para aproveitar algo que não está sendo utilizado.

Sua máquina antiga é a cobaia

Quem é usuário assíduo do Baixaki e do Blogger Cantinho da Luh sabe que testar novos programas pode gerar uma séria dor de cabeça. Obviamente os programas divulgados em nosso Portal não possuem vírus, todavia cada computador apresenta diferentes resultados com os programas e em certas instalações algum software pode acabar danificando seu PC.

Além disso, nem sempre aquele aplicativo que você pensa ser fantástico faz tudo o que realmente promete. Sendo assim você pode utilizar o PC antigo para testar os novos softwares e depois de avaliá-los instalar definitivamente no computador novo.

Vale frisar que não é porque se trata de um PC não utilizado diariamente que você vai instalar todo tipo de entulho sem usar um bom antivírus, até porque você não vai querer mais dores de cabeça com uma máquina antiga.

Faça uma caridade

Nenhuma das dicas acima foi útil? Então temos um conselho interessante: doe o computador. Isso mesmo, já que ele está empoeirando na sua casa e você não vai usá-lo, talvez alguém esteja precisando e doar não machuca ninguém. Procure um de seus conhecidos e veja se eles não têm interesse.

Doe  seu computador velho!

Caso seus amigos não queiram o PC velho, talvez ele seja útil para alguma instituição. Há diversas ONGs, escolas, igrejas e até companhias sem fins lucrativos que podem aproveitar muito bem seu PC antigo. O que para você é sucata para outros pode ser uma forma de acessar a internet e digitar textos.

Seja curioso ou ajude os outros

Você nunca fez um curso de informática? Não sabe como é um computador por dentro? Então aí está mais uma boa dica: desmonte o PC velho e conheça os componentes de hardware que fazem todo o milagre.

Seja curioso e desmonte logo o PC antigo!

Aproveitando que você desmontou o PC, talvez você conheça alguém que use um computador modesto e que precise de uma placa nova. Portanto, depois de desmontar é bom continuar com a curiosidade e aprender os nomes e modelos de cada componente, assim você pode oferecer o que não é mais útil para seus amigos.

Você aposentou outros eletrônicos? Então aproveite mais dicas

São tantos gadgets que compramos e se tornam descartáveis que é provável que você tenha uma pilha deles em algum lugar da casa. Provavelmente dentre os antigos você tem um iPod ou um MP3 player, afinal eles estragam com facilidade. Todavia, nem sempre o defeito torna o produto totalmente inutilizável.

Por exemplo, um MP3 que esteja com problema nos contatos das pilhas ou com defeito no conector do fone pode ser usado como um pendrive comum. Já se você aposentou o MP3 player apenas porque comprou um modelo mais novo, ele pode servir como um reprodutor de músicas na sua casa. Basta conectá-lo a um par de caixas acústicas e assim aproveitar o seu novo gadget.

Conecte seu MP3 e curta as músicas em volume alto

Se você foi um dos primeiros consumidores a adquirir um iPod, também deve ter aposentado o antigo para adquirir um mais novo (como o recente iPod Touch). Sendo assim, o velhinho que está empoeirado poderá ser útil para armazenar dados a ser acessados através da USB da sua TV ou do home theater.

Os antiquíssimos discmans também podem ser reaproveitados. Claro que a era do MP3 chegou para dominar, mas muita gente ainda compra CDs, afinal é muito legal ter um material de qualidade em mãos. Sendo assim, você pode retirar o discman da gaveta e conectá-lo a um par de caixas de som, de modo que você tenha um som estéreo em outro lugar da casa.

Venda tudo o que você puder

Os seus produtos velhos podem ser ainda muito úteis para outras pessoas e, caso você não esteja em boas condições financeiras para sair doando tudo, possivelmente a venda das velharias gere algum lucro. Exemplo: quem comprou uma TV LCD e não tem onde colocar a antiga CRT pode vendê-la.

Talvez esse modelo você não consiga vender para ninguém! Então faça  uma doação...

Até mesmo video games antigos, computadores e eletrônicos portáteis são produtos interessantes para consumidores que não têm como gastar rios de dinheiro num aparelho novo. Por isso, aproveite a dica e anuncie logo seus eletrônicos no jornal ou no Mercado Livre.

Junte uma graninha vendendo seus eletrônicos antigos

Um novo sistema de segurança

Esta dica é especial para quem tem mania de comprar webcams e possui uma (ou várias) sobrando. Aproveite seu computador antigo e a webcam que está encostada e crie um sistema básico de segurança. Talvez seja preciso investir alguns trocados para um cabo extensor de USB, de modo que a webcam fique num local externo e o PC na sua salinha secreta.

E a resolução? Isso não importa muito num sistema de segurança, considerando que uma webcam e um programa descente podem ao menos alertar você do perigo. Agora, se sua casa é um local muito visado e já ocorreram assaltos anteriormente, talvez usar uma webcam de qualidade seja melhor.

Crie arte com seus eletrônicos empoeirados

Já assistiu a Transformers? Então por que não aproveitar as placas do computador antigo, os discos rígidos e outros tantos eletrônicos e montar um robozinho de enfeite? Isso mesmo, há muita gente criativa na internet que já fez isso e realmente fica legal ter um “Transformers” caseiro na sua estante.

Crie arte com sucata!

Outra dica interessante é aproveitar um monitor antigo ou até um MAC (daqueles CRT) e fazer um aquário. Obviamente você vai ter um pouco de trabalho para montar o aquário e deixar o produto devidamente em ordem para os peixes morarem, mas todo o esforço compensa depois de ver a criação inusitada.

Compartilhe suas dicas

Bom, nosso arsenal de dicas fica por aqui. Esperamos que alguma delas seja útil e aproveitada em sua casa. Que tal você nos dar suas dicas agora? Escreva no espaço de comentários e compartilhe suas experiências e aventuras com computadores e eletrônicos antigos.

Aprenda a criar filtros e regras para o Gmail, Hotmail e Yahoo! Mail

19:48:00 0 Comments A+ a-

Obs: Como organizar suas mensagens e não perder mais tempo procurando uma mensagem específica.

Você já perdeu tempo procurando um email específico entre os mais de mil presentes em sua caixa de email? Se você tem uma palavra-chave ou sabe exatamente de quem ele veio, a busca torna-se um pouco mais rápida, mas se não há nada a que recorrer, o processo pode ser lento e cansativo.

Atualmente, os principais serviços de email online contam com a possibilidade de se organizar grupos de mensagens com determinadas características em pastas específicas. Isso pode poupar um tempo considerável na hora de procurar determinado email, além de deixar seu serviço, de uma forma geral, com uma aparência mais limpa.

Pensando nisso, o Baixaki preparou um tutorial explicando como adicionar filtros e regras para os serviços Gmail, Hotmail e Yahoo! Mail.

Gmail

Ao invés das tradicionais pastas para separar conteúdo, o Gmail adota um sistema de marcadores. No fundo, é exatamente a mesma coisa, mas com nome e “formato visual” diferentes. Para criar um filtro, primeiro abra a central de configurações do Gmail, clicando na opção “Configurações” no canto superior direito do serviço.

Abrindo as configurações do Gmail

Em seguida, escolha a opção “Filtros”. Se você já tiver algum filtro configurado, ele aparece nessa aba. Caso contrário ela aparece vazia (como no exemplo abaixo). Para criar um novo filtro, clique em “Criar novo filtro”.

Opções de filtros

Feito isso, você será levado a uma nova tela, na qual deve definir um critério para seu filtro. Há seis opções básicas disponíveis (que inclusive podem ser combinadas para resultados mais específicos), nas quais você deve digitar o que gostaria que fosse aplicado.

Opções de filtro

A primeira opção, “De”, serve para definir o email do remetente ao qual você deseja aplicar um filtro. Você pode tanto digitar um endereço de email quanto uma palavra como “Orkut”. Neste caso, por exemplo, o filtro é aplicado a todos os emails que venham de um endereço que contenha a palavra Orkut.

Atualmente, não é incomum uma pessoa possuir mais do que um endereço de email. Digamos que você tenha um email que seja de seu trabalho e você solicita que ele encaminhe as mensagens para sua conta pessoal do Gmail. Supondo que, mesmo encaminhando para o pessoal, você deseje que essas mensagens sejam separadas (ou identificadas), é possível aplicar o segundo filtro disponível.

A segunda opção, “Para”, permite indicar um endereço de email (do qual você receba mensagens encaminhadas) ao qual você deseja aplicar um filtro. Ao digitar uma palavra no terceiro campo, “Assunto”, o filtro definido é aplicado a todas as mensagens que tiverem tal termo como assunto.

“Com as palavras” aplica o filtro a todos os emails que possuam o termo digitado em seu conteúdo., ou seja, na mensagem. A quinta opção “Não possui” aplica as configurações aos emails que não contenham a palavra digitada em seu corpo de texto.

Ao contrário das outras cinco opções, o último critério precisa apenas ser selecionado e apresenta-se com uma caixa de seleção ao lado da opção. O “Com anexo” aplica o filtro a todos os emails que possuírem algum conteúdo anexado.

Após definir que tipo de filtro você deseja criar, clique em “Próxima etapa”. Nesta fase do processo você escolhe o que acontecerá com as mensagens às quais os critérios serão aplicados. Aqui você conta com sete opções de destino a ser aplicado aos seus emails, como você pode ver na imagem abaixo.

O que acontece com as mensagens?

Para quem não conhece bem o Gmail, ele possui uma opção de arquivar emails, que faz com que eles sejam retirados da Caixa de entrada e armazenados em um marcador apenas, por exemplo. A princípio, todo email recebido entra na “Caixa de entrada”, podendo posteriormente ser arquivado a pedido do usuário.

A primeira opção, “Ignorar a caixa de entrada (Arquivar)”, faz com que os emails (aos quais o filtro definido se aplique) sejam diretamente arquivados, sem passar pela Caixa de entrada do programa. Os próximos dois critérios: “Marcar como lida” e “Marcar com estrela”, como os próprios nomes explicam, fazem com que as mensagens que preenchem os critérios de filtragem sejam marcadas como lidas ou recebam a marcação de estrela do Gmail.

“Aplicar o marcador” faz com que os emails filtrados sejam adicionados a um dos marcadores (o equivalente de pasta do Gmail). Ao definir este destino é necessário também escolher um marcador na caixa de seleção ao lado da opção, ou criar um novo marcador para a situação, clicando em “Novo marcador” e definindo um nome para ele.

Se a opção “Encaminhar” for marcada, os emails aos quais o filtro se aplica são enviados para outro endereço de email definido pelo usuário. “Excluir” envia as mensagens filtradas automaticamente para a lixeira e “Nunca enviar para Spam” previne um email de ser adicionado à pasta de spam.

Ao definir qualquer uma das opções, o Gmail faz uma minipesquisa e mostra os resultados logo abaixo da tela de configurações. Inclusive, você pode aplicar o novo filtro às mensagens encontradas, selecionando a caixa apropriada (logo acima dos resultados da pesquisa), como mostrado no exemplo abaixo.

Adicionando mensagens já existentes ao filtro criado

Quando tudo estiver de acordo com o que você precisa, clique em “Criar filtro” para concluir a operação. Agora você pode já pode observar o filtro criado nas configurações de filtro do Gmail. No caso abaixo, todas as mensagens recebidas de “Orkut” são enviadas para o marcador “Orkut”.

Filtro aplicado!

Yahoo! Mail

Ao contrário do Gmail, em que o processo é feito por etapas e suporta várias opções de destino ao filtro aplicado, o email do Yahoo é um pouco mais restrito, permitindo apenas escolher uma pasta para o envio das mensagens. Para abrir as opções de filtro, no canto superior direito de seu email clique em “Opções” e escolha “Mais opções”.

Opções de configuração do Yahoo! Mail

Em seguida, selecione a aba “Filtros” e clique em “Adicionar filtro”.

Criando filtro

Feito isso, uma nova janela é aberta, com as opções de critério disponíveis. O primeiro campo serve para você digitar um nome para o filtro a ser criado. Logo abaixo, há mais quatro campos (Remetente, Destinatário, assunto e corpo da mensagem) disponíveis para filtragem.

Adicionando critérios

O campo “Remetente” serve para filtrar mensagens vindas de determinado email e o campo “Destinatário” encarrega-se de mensagens enviadas para um endereço. Assim como no Gmail, você tem a liberdade de escrever um endereço de email ou uma palavra-chave que defina o email de origem ou de destino.

A opção “Assunto” relaciona palavras-chave presentes no campo de assunto das mensagens, enquanto “Corpo da mensagem” associa com termos que estejam dentro do conteúdo dos emails. Ao lado de cada uma das opções há uma opção que, quando marcada, diferencia letras maiúsculas e minúsculas.

Há também uma caixa de seleção com as opções “contém”, “não contém”, “começa com” e “termina com”. Essas são alternativas para deixar seu filtro mais específico. A primeira aplica o filtro a todos os emails que possuam o termo digitado, a segunda aos que não contenham a palavra em seu conteúdo.

A terceira associa a palavra digitada no começo de algo e a última no final. Vale lembrar que, como no Yahoo! Mail há essas opções para cada um dos possíveis filtros em separado, você deve selecionar essas especificações necessariamente no(s) campo(s) aos quais deseja aplicar o filtro. Em seguida, você precisa definir para qual pasta as mensagens filtradas serão enviadas, selecionando uma opção na caixa de seleção ao lado da opção “Mover para a pasta”.

Assim como no Gmail, é possível criar uma nova pasta, escolhendo a opção “Nova Pasta”. Quando tudo estiver conforme desejado, clique em “Salvar alterações”. Nesse momento, se você solicitou uma nova pasta para armazenar os resultados do filtro, o serviço abre um campo para você definir um nome para ela.

Ao final é possível observar o filtro criado, como o utilizado em nosso exemplo.

filtro aplicado

Hotmail

Assim como no email do Yahoo!, para abrir as opções de filtro, no canto superior direito de seu email clique em “Opções” e escolha “Mais opções”.

Abrindo as opções do Hotmail

Em “Personalizar seu email”, clique na opção “Classifique automaticamente seu email em pastas”.

Personalizando email

Então, uma nova tela é exibida, e nela você deve clicar em “Novo Filtro”.

Criar novo filtro

As opções e restrições são idênticas às do Yahoo! Mail, porém aqui ao invés de vários campos, há apenas uma caixa de seleção para escolha do filtro. Ou seja, não há combinação de critérios como nos serviços anteriores. Há também algumas diferenças nas opções, como é descrito a seguir.

Na parte superior da tela, o primeiro campo serve para definir em qual opção o filtro deve ser aplicado. Há quatro opções: "De endereço", "De nome", "Assunto" e "Linhas Para ou Cc".

Criando um filtro

O campo “De endereço” serve para filtrar mensagens vindas de determinado email, enquanto o campo “De nome” encarrega-se de mensagens recebidas de determinado contato. A primeira opção aceita somente um endereço de email e a segunda apenas um nome de contato.

A opção “Assunto” relaciona palavras-chave presentes no campo de assunto das mensagens e “Linhas Para ou Cc” associa o filtro com mensagens enviadas para um endereço. O segundo campo, assim como no email do Yahoo!, contém alternativas para deixar seu filtro mais específico e são elas: “contém”, “finaliza com”, “igual a”, “não contém”, “começa com” e “contém palavra”.

A primeira opção aplica o filtro a todos os emails que possuam o termo digitado (uma palavra ou um endereço de email, por exemplo), a segunda alternativa identifica o termo no final de seu conteúdo. A terceira seleciona somente o que for exatamente igual ao digitado.

A quarta alternativa aplica a regra aos emails que não contenham a palavra digitada no local do filtro. A quinta opção associa o termo digitado quando estiver contido no começo de algo e a última a todos os emails que possuam a palavra digitada.

Em seguida, você precisa definir para qual pasta as mensagens filtradas serão enviadas, selecionando uma opção das opções disponíveis: caixa de entrada, lixo, nova pasta (digite o nome no campo ao lado) e excluir essa mensagem.

Onde salvar a mensagem

Quando tudo estiver conforme desejado, clique em “Salvar”. Ao final é possível observar o novo filtro aplicado.

Filtro aplicado

Agora você já sabe como criar filtros nos três serviços de email mais utilizados. Esperamos que tenha gostado da dica e até a próxima!

Novidades: Google Search agora permite utilizar imagens de fundo

19:41:00 0 Comments A+ a-

Obs: O maior portal de buscas resolve correr atrás da concorrência e usar um recurso para personalizar o fundo da página.

Segundo divulgação há pouco no blog oficial da Google, o site de buscas da gigante vai ganhar um recurso interessante para quem adora personalização. A adição de planos de fundo na página de buscas não é nada novo, visto que em 2005 a própria Google lançou o serviço iGoogle.

A página inteligente da Google suportava a utilização de planos de fundo (inclusive animados) e a adição de widgets úteis. Todavia, o iGoogle é uma página mais pesada do que o site padrão do Google, fator que forçou a empresa a lançar a possibilidade de inserir planos de fundo na página principal.

Sua imagem preferida

O anúncio oficial da Google relata que a funcionalidade dos planos de fundo é fantástica e possibilita a utilização de imagens disponíveis na página pessoal Picasa do usuário, na rede pública do Picasa ou então do computador. O post no blog oficial ainda sugere que os utilizadores do Google.com compartilhem os planos do fundo através do Twitter.

Você escolhe o plano de fundo

Em breve...

Vale salientar que, como já é costume, a novidade ainda não está disponível para todos os usuários. A notícia informa que nos próximos dias todos os usuários dos Estados Unidos poderão usar, enquanto que os usuários do resto do mundo devem ter acesso à novidade nas próximas semanas.

Outro exemplo do novo recurso

Alguns estão comentando que o motivo da novidade é a preocupação com a concorrência do Bing, contudo é importante lembrar que a Google realmente já lançou o recurso previamente, mostrando que a atitude atual é apenas uma vantagem oferecida aos usuários que não gostam do serviço iGoogle.

Você gostou da novidade? Está aguardando para utilizá-la? Então deixe um comentário do que acha dessa novidade.