Malware encontrado pela Symantec fala diversos idiomas

20:36:00 0 Comments A+ a-

Vírus poliglota se comunica com o usuário utilizando o idioma mais apropriado.


Trecho de código do vírus
Fonte da imagem: Symantec

A empresa de segurança Symantec emitiu um aviso alertando os usuários a respeito de uma variante do malware W32.Yimfoca. Não bastasse infectar os computadores, roubar os dados e enviar o link contaminado para todos os contatos do MSN, o vírus agora é poliglota.

Tal façanha é realizada por um “pequeno” trecho de código responsável capaz de averiguar o país no qual o usuário se encontra e compará-lo com uma lista de 44 localizações. Caso o território esteja na tabela, a mensagem é traduzida e enviada para toda a lista de contatos do MSN da pessoa infectada.

A ideia por trás da tradução

Cuidado com o clique  Um dos motivos para a inserção desse mecanismo de identificação e tradução de textos no vírus se deve ao baixo nível de cliques no link malicioso. Pensando na prático, isso faz todo o sentido.

Imagine que está conversando com algum amigo e de repente surge uma frase, acompanhada de um link, em outro idioma na tela. Se o seu contato não costuma escrever em outro idioma quando vocês estão conversando, é natural que o usuário desconfie e não clique no link enviado.

Porém, se no meio da conversa aparecer uma frase em português, por exemplo, seguida de um link, as chances de o usuário clicar são maiores, aumentando o número de computadores infectados.

E se o país não estiver na lista?

Caso o vírus não consiga identificar a localização do usuário, ou ela não esteja presente na lista, a mensagem é exibida em inglês. Confira abaixo a lista dos países presentes na tabela do malware e também como as mensagem disparadas pelo vírus ficam ao serem traduzidas para alguns idiomas.

Os países

Eslovênia Venezuela Bielorrússia Itália Suécia
Canadá Nova Zelândia República Checa Japão Tailândia
Alemanha Irlanda Dinamarca Coreia Austrália
Reino Unido África do Sul Espanha Holanda Indonésia
México Colômbia Grécia Polônia Hungria
Noruega Peru Estados Unidos Brasil Eslováquia
Bélgica Argentina Finlândia Romênia Ucrânia
Áustria Turquia França Rússia Islândia
Portugal Paquistão Israel Croácia Albânia

As traduções
  • mira esta fotografa :D [LINK INFECTADO]
  • seen this?? :D [LINK INFECTADO]
  • This is the funniest photo ever! [LINK INFECTADO]
  • olhar para esta foto :D [LINK INFECTADO]
  • Wie findest du das Foto? [LINK INFECTADO]
  • se ps dette bildet :D [LINK INFECTADO]
  • guardare questimmagine :D [LINK INFECTADO]
  • regardez cette photo :D [LINK INFECTADO]

Como o vírus ataca

Ao clicar no link infectado, o vírus W32.Yimfoca tenta se instalar no computador. Uma vez que tenha sucesso ao infectar a máquina, a praga invade o mensageiro instantâneo em uso e dispara uma mensagem automática para todos os contatos da sua lista.

Outra forma de agir do W32.Yimfoca é se instalando em pendrives e dispositivos móveis dos mais variados tipos que estão plugados à máquina infectada. Dessa forma, quando o pendrive for conectado a outro computador, o vírus será transmitindo, contaminando a outra máquina.

Erro 404: Pedreiro... Online!

17:55:00 0 Comments A+ a-

Cantadas imbatíveis para você conquistar qualquer garota na internet e, de quebra, curtir a fama de romântico do mundo virtual!


Como diria Neguinho da Beija-Flor:
Fonte da imagem: perfil @pedreiro_online no Twitter

“Olá, você vem sempre aqui? Que coincidência, eu também!" Convenhamos, não existe uma maneira mais clichê de começar uma conversa com alguém do que fazendo perguntas óbvias e sem sentido, daquelas que já de início causam uma má impressão e fazem com que sua abordagem não dure mais do que 15 minutos.

Se você é daqueles que vai à balada e, invariavelmente, acaba voltando sempre sozinho para casa enquanto seus amigos se dão bem, saiba que você é o único culpado. Já parou para pensar se você é uma pessoa agradável para conversar? Sua abordagem é a ideal? Você arrasa corações com apenas um olhar ou sabe escolher as melhores palavras?

Nerd solitário, não se desespere. Temos a solução para todos os seus problemas. Se você não é um especialista no assunto como o Pedreiro Online, um dos perfis mais divertidos do Twitter, preparamos um guia imbatível com as cantadas mais eficientes para você se tornar um verdadeiro Don Juan brasileiro.

Quer saber qual é o negócio? O negócio é prestar atenção em cada detalhe, incorporar essas verdadeiras pérolas do romantismo, encher o peito e partir para o abraço. Ou beijos! Só depende de você.

 

"Me joga no Google, me chama de pesquisa e diz que eu sou tudo aquilo que você procurava!"

 

 

O amor é lindo!

Qual mulher resistiria a fazer um busca em um site completo, eficiente e repleto de opções? Certamente nenhuma. Da mesma forma, as contempladas com essas belíssimas palavras não vão pensar duas vezes antes de abrir um sorriso e aceitar um convite para conversar.

Porém, antes de colocar essa cantada em prática, tenha certeza de que você está preparado para responder à altura. Vai que depois da pesquisa ela não encontra o resultado que esperava? Aí só vai restar a você tentar a sorte em outros campos de busca.

 

"Você é tão perfeita que eu precisaria de uma placa de vídeo GTX 480 para admirar o seu gráfico!"

 

Nerd que é nerd utiliza argumentos, e dos bons, na hora da conquista. Quer argumento melhor para elogiar a beleza de uma pretendente do que compará-la com o nível gráfico de uma das placas de vídeo mais potentes da atualidade?

Porém, não se esqueça de que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Você pode até conquistar a garota mais bonita daquela comunidade, mas será que você conseguirá provar no dia a dia que é o cara ideal para estar ao lado dela? Ou seja, antes de tudo verifique o seu desempenho e se você suporta tanta areia no seu caminhão.

 

"Não sabia que já tinha internet no céu! Os anjos já têm até Orkut!"

 

Você me dá o seu Orkut?


Nem sempre você vai ter a oportunidade de estar frente a frente com a garota dos seus sonhos. Hoje em dia é comum muitos relacionamentos começarem a partir de um simples recado no Orkut. Por isso, nada melhor do que ser criativo e direto para chamar a atenção de uma garota em meio à multidão.

Depois que ela aceitar o seu pedido de amizade, mesmo sem conhecê-lo e tendo estampado no perfil que só adiciona conhecidos, solte esse verdadeiro torpedo romântico que, com certeza, vai parar direto no coração da menina. É tiro e queda, faça o teste agora!

 

"Você não é o Facebook, mas adoro te curtir!"

 

Me adiciona?

Muita gente está deixando de usar o Orkut e pode ser que aquela princesa que você está paquerando já tenha migrado para o Facebook. Como bom cavalheiro e atento aos detalhes, com certeza você já criou o seu perfil por lá e foi atrás dela.


Dispare essa na primeira oportunidade que você dois conversarem. Mesmo que o diálogo comece por um convite para conhecer as diversas enseadas de peixes que a moça cultiva no jogo Segredos do Mar. Vale tudo no jogo do amor, mostre que você não é pouca coisa.

 

Nossa, caixa errada! Aqui é uma caixa de bombom, além de ter talento é uma tentação.

 


Talvez você não queira se expor em uma rede social, então a saída é mandar uma mensagem direta para a pretendente.

Primeiro, consiga o email dela e mande uma mensagem qualquer, que não pareça um spam de relógio, mas que não faça muito sentido.

Certamente ela vai responder que você errou o endereço e mandou o email para outra pessoa. É o momento em que você entra em ação e dispara essa bela frase acima. No mínimo ela vai se sentir feliz por ser comparada a um docinho! Suas chances vão lá para as alturas.

 

"Você é o processador que a minha placa-mãe pediu à Dell."

 

Essa cantada é especial para aquela menina que é um pouco nerd como você e tem uma percepção aguçada para trocadilhos infames. Se ela entender exatamente o que você está querendo dizer, a conquista é garantida.

Agora, se ela não perceber que a placa-mãe é sua mãe e Dell é Deus, nem tente explicar. A menina não serve para você. Fique tranquilo, você não fará papel de bobo caso ela não entenda. Parta para outra de cabeça erguida, jovem Don Juan.

 

"Oi, princesa, me deixa ser o seu Super Mario?"

 

 

Conhece o Mário?


Já reparou que na maioria dos jogos o objetivo do mocinho é sempre resgatar uma mulher no final? Isso é heroísmo. E você pode ser um herói para a princesa em questão, como o bom e velho Mario é há tanto tempo para a Princesa Peach.

Que a cantada vai funcionar, não temos dúvidas. O problema é o que vem depois. Nada de prometer castelos maiores do que aqueles que você possa manter. No final das contas a princesa pode virar um dragão e ninguém vai tirá-lo dessa cilada.

 

"Quando Deus te desenhou, ele usou o Photoshop CS5."

 

Coisa linda!

Essa é ideal para conquistar uma designer. Quer argumento mais eficiente do que compará-la a uma obra-prima criada por Deus, utilizando o programa mais avançado de edição de imagem que existe na atualidade?


É irresistível. Ainda que no começo ela possa bloquear as suas investidas, no fundo ela já vai estar gamada em você.


Sua missão é conhecê-la, camada a camada, até que ela possa estar em seus braços do jeito que você sempre sonhou.

 

"Você deve ter sido feita pela AMD para estar tão quente."

 


Imagine que você já utilizou uma das cantadas acima e está todo feliz na balada dançando com o seu mais novo amor.

Quer uma frase mais simpática e ousada do que essa para mostrar para a jovem donzela o quanto você está se sentindo bem com ela?

Mas tome cuidado. Caso a moça seja nerd de verdade, ela vai saber que os produtos da AMD não esquentam além do normal hoje em dia, diferente do que acontecia tempos atrás. Na dúvida, certifique-se das configurações do computador dela antes de abrir a boca.

 

"Queria que você fosse meu mouse, pra eu poder passar a mão em você toda hora."

 

 

Onde eu clico para baixar você pra mim?


Muita calma nessa hora! Se você chegou até esse ponto, é sinal que as coisas já estão ficando mais quentes do que um Xbox ligado o dia inteiro. Portanto vá com calma e meça as palavras antes de entrar no clima com uma cantada poderosa como essa.


Primeiro, pratique em casa com o seu mouse. Deslize ele sobre a mesa com carinho e delicadeza como se estivesse navegando e não com raiva e rapidez igual ao jeito que você faz quando joga Combat Arms. Todo cuidado é pouco para na estragar esse momento especial.

 

"Você não é Windows Vista, mas me deixa completamente instável.

 

Sorria que eu estou te filmando!


Nem mesmo os usuários mais fanáticos pelos produtos da Microsoft apontam o Windows Vista como um bom sistema operacional. E certas mulheres vão deixar você de perna bamba, travado e sem saber o que fazer, exatamente como o Vista faz com alguns usuários.

Antes que a menina vá embora e você perca a chance de uma vez por todas de dizer o quanto gosta dela, mande essa frase, olhando diretamente nos olhos. Se ela rir, pelo menos você já quebrou o gelo e poderá dizer qualquer uma das cantadas acima na sequência.

 

"Caramba! Você me faz tão feliz quanto um dragão de fogo Level 78!"

 

Os verdadeiros nerds do mundo dos games levam a sério a tarefa de evoluir um personagem até os níveis mais altos de poder. Um dragão de fogo em nível 78, não importa em qual jogo, com certeza não é uma conquista simples.

Comparar a sua felicidade pelo simples fato de estar com ela a um conquista tão árdua como essa, certamente, fará de você um verdadeiro herói aos olhos dela. Além disso, você pode convidá-la para ir à sua casa ver o seu dragão de fogo em evolução. Não é uma boa ideia?

 

"Já tenho você no MSN, no Orkut, no Twitter e no Facebook. Só falta ter você aqui comigo!"

 

Cadê você?


 Olha que coisa mais linda. Será que alguma mulher teria coragem de desprezar um nerd solitário que se deu ao trabalho de adicioná-la no MSN, no Orkut, no Facebook e no Twitter apenas para conhecer um pouquinho mais sobre ela?

Se isso não é amor, o que mais pode ser?
.....

É hora de colocar em prática as lições que você aprendeu aqui. Queremos saber: quais foram os resultados das suas cantadas? Que outras frases de efeito você utilizou na hora de conquistar a garota dos seus sonhos? Participe. Lembre-se de que, em algum lugar, tem um nerd sozinho, olhando pela janela e esperando pelo seu conselho.

Erro 404: os melhores memes de 2010

17:48:00 0 Comments A+ a-

Campanhas para salvar pássaros falsos, reclamações sobre Colheita Feliz e muitos xingamentos no Twitter marcaram o ano que chega ao fim.


Isso é uma put@ falta de sacanagem!”. Provavelmente você já se pegou dizendo esta frase, mesmo que não entenda exatamente seu sentido, nem sua origem. Tudo culpa dos memes, conteúdos que surgem do nada e viram uma verdadeira febre, mudando nosso comportamento e jeito de falar.

Mais do que fugir desses elementos novos, é preciso aceitá-los e aprender a conviver com eles. A não ser, claro, que você queira viver “forever alone” e ser o único da turma que não decorou a melodia inebriante do já clássico “Trololo”.

Memes são os melhores exemplos de como a internet assimila e modifica conteúdos. Quando parece que um deles está morrendo, logo surge uma nova interpretação que revive o fenômeno. Antes que alguém me chame de Cláudia e me mande “sentar lá”, segue abaixo a lista dos 10 melhores memes de 2010.

FUUUUUUUU e Forever Alone

O computador travou bem quando você estava quase derrotando um chefe difícil em um jogo, aquela compra online não deu certo ou você perdeu o telefone daquela gatinha com quem conversava no MSN? Nessa hora, a única reação é gritar um “FUUUUUUUU” desesperado antes de pensar em qualquer outra coisa.

Fonte da imagem: Fuuuuuuu Zone

Já o “Forever Alone” é uma reação para aqueles momentos em que a solidão bate forte e se percebe a dura realidade – as pessoas não vão muito com sua cara. Mas não tema, ao menos você (e sua solidão) vão servir para divertir milhares de pessoas na internet. Veja bem, isso pode até servir para arranjar alguns amigos e sair deste estado de abandono.

Fonte da imagem: Forever Alone Blog

Tanto o “FUUUUUUUU” quanto o “Forever Alone” possuem diversos nomes na rede, uns mais ou menos consagrados. Porém, todos seguem a mesma lógica: uma tirinha em que a imagem final é destes memes, que representam muito bem a sensação de frustração ou abandono mostrada.

Nossa, é tão intenso!

Efeito de drogas ou simplesmente uma empolgação pouco vista com a natureza? Tanto faz, o que importa é que a empolgação de Paul Vasquez com um arco-íris foi responsável por um dos vídeos mais engraçados de 2010.


O meme ficou tão popular que é fácil encontrar camisetas e canecas com o popular “Double Rainbow”. Mas quem se deu bem mesmo foi o autor, que conseguiu um contrato com a Microsoft e virou o garoto propaganda do Windows Live Galery.

A família Restart não desiste nunca

Um pocket show desastroso da banda Restart rendeu muito mais que a decepção de seus fãs. Em meio aos protestos de quem esperou horas na fila e não conseguiu entrar, uma frase emocionada se destacou: “isso é uma put@ falta de sacanagem”.


Também, pudera, tinha gente que nem tinha pulseira e queria entrar! Os protestos foram pesados, incluindo gente “xingando muito no Twitter”. Apesar de quase ninguém mais lembrar o contexto em que tudo aconteceu, essas são frases que foram além de sua origem. Hoje, a popularidade delas é tanta que falar que algo é “muita sacanagem” até parece errado.

Ritmo contagiante

Embora tenha surgido na rede em 2009, o Trololo só explodiu realmente nos primeiros meses de 2010. Afinal, como resistir a uma letra tão profunda e um cantor com tanto charme e carisma?


Tudo bem,há alguns problemas de sincronia com o playback, e o visual adotado está totalmente desatualizado. Mas o Trololo é tão bom que até mesmo o ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante, Christoph Waltz, decidiu prestar homenagem ao vídeo. Agora, resta ver se minha campanha para substituir o hino nacional brasileiro pela música tem algum efeito.

O que aconteceu, Keanu? =(

Fama mundial, dinheiro, mulheres bonitas e interessantes. Nada disso parece importar. Keanu Reeves está triste, e não tem vergonha de esconder isso. Tanto que se deixou fotografar por um paparazzo em um momento de reflexão silenciosa, provavelmente pensando se a colher realmente existe ou é só uma ilusão.


Para animar o ator, os fãs trabalharam sem descanso. Os mais diferentes métodos foram usados, envolvendo deixá-lo em meio a uma multidão alegre ou trocando seu sanduíche sem graça por algum alimento mais saboroso. Porém, nada parece trazer de volta a alegria ao ator. Pobre Keanu.

Um segundo para "twittar", um segundo para salvar uma vida

10 de junho, início da Copa do Mundo. O Brasil inteiro ligado em frente à televisão, todos com um só pensamento. O país todo unido por um desejo, por uma vontade exprimida através de uma frase: “CALA BOCA GALVÃO”. O Twitter não ficou de fora da manifestação contra o querido (e ao mesmo tempo odiado) narrador da Rede Globo.


O que começou como algo que já faz parte de uma tradição para os fãs do futebol no Brasil invadiu todo o mundo. O resultado foi o topo dos Trending Topics (tópicos mais mencionados) mundiais, gerando dúvida nos estrangeiros, que não entendiam a expressão incomum.

Em uma das maiores ações perpetuadas por trolls na história da internet, os brasileiros não perderam tempo e logo trataram de enganar os gringos. Uma rápida edição de vídeos, narração com tom profissional e uma causa supostamente nobre foram suficiente para que muitos acreditassem que Galvão era uma espécie de pássaro em extinção.

Para salvá-los, uma doação era feita para uma fundação de proteção da espécie toda vez que a frase “CALA BOCA GALVÃO” era transmitida. A campanha, extremamente popular, saiu até no respeitado The New York Times. Pena que não deu para ver a cara de desapontamento dos estrangeiros quando descobriram que tudo não passava de uma grande brincadeira.

Delas não sentiremos falta

Ainda no assunto Copa do Mundo, era impossível assistir as transmissões dos jogos sem que um zunido ensurdecedor acompanhasse cada lance. Muitos chegaram a se perguntar se os televisores não estavam quebrados – aquele barulho simplesmente não podia ser algo do bem. As responsáveis eram as vuvuzelas, uma espécie de corneta popular na África do Sul que é tradição em praticamente qualquer evento esportivo.


Caso o instrumento ficasse restrito aos jogos, abaixar o volume ou apertar o botão “Mudo” até resolveria. O problema é que as vuvuzelas se transformaram em um super meme, invadindo qualquer canto. A única solução era entrar na brincadeira e se deixar levar pelas inúmeras montagens relacionadas ao som irritante provocado por elas.

Para quem deseja reviver o auge desse fenômeno – por que alguém gostaria de fazer isso, sinceramente não sei –, o Baixaki conta com uma série de aplicativos relacionados ao tema. Com eles, você pode adicionar o som melodioso das vuvuzelas a qualquer página da internet ou ir até as profundezas do inferno e matar alguns monstros em uma versão descontraída do jogo Doom.

Gata, você não passa mal por mim, mas a uva passa, sua linda!

Você está na balada e vê aquela gata irresistível olhando para você. O problema é que, por ser muito inseguro, não sabe como se aproximar. Ainda bem que existe o famoso Pedreiro Online, um poderoso guia de conquista que vai lhe ensinar tudo que precisa saber sobre a arte da conquista. Bom, se ela não cair no seu papo, ao menos você consegue provocar algumas risadas e iniciar uma conversa.

Fonte da imagem: perfil @pedreiro_online no Twitter

O perfil do Twiter ficou tão famoso que mereceu um Erro 404 totalmente exclusivo. Também pudera, não há como ignorar clássicos como “vem fazer uma sessão da tarde comigo que eu te mostro como vale à pena ver de novo, sua linda!” ou “você que é uma coisa tão boa que a Top Therm é que deveria falar de você, sua linda!”. Imperdível para quem quer se aprimorar na arte da conquista.

Serra comedor

“Como ele, como a mãe dele que eu conheci também, como a Vânia”. O apetite do candidato à presidência José Serra não tem limites, e ele pode até mesmo querer comer você. Ao menos, é claro, se levar a sério o vídeo que surgiu durante o período eleitoral em que uma parte do discurso do candidato foi editado.


Embora não tenha sido decisivo para o resultado das eleições, o vídeo caiu na boca do povo, que logo apelidou o candidato de “Serra comedor”. De toda a lista, é o meme que mais periga cair no esquecimento, já que dificilmente alguém se lembra de algo do tipo fora de ano eleitoral.

Eu tenho quatro enseadas com 30 peixes cada!

Ah, os jogos de redes sociais. Nada mais divertido do que gastar alguns minutos por dia cuidando de sua fazenda, visitando amigos e trocando gentilezas com outros usuários. A não ser que você leve tudo muito a sério e passe o dia inteiro na frente do computador se dedicando a vários jogos como se fosse uma espécie de trabalho.


Vídeos indignados da agora famosa Tulla Luana mostram uma pessoa que não vai ficar calada frente ao que considera um mau serviço das desenvolvedoras. O vídeo, bastante engraçado, virou mania em poucos meses, e basta entrar no canal da usuária para conferir outras produções igualmente divertidas.

Mais do que divertir, os vídeos serviram para reabrir o debate sobre os direitos dos consumidores em jogos online. Porém, simplesmente não dá para levar a sério a maneira exaltada como a usuária se manifestou a respeito do tema.

Bonus Round: morre diabo

“Eu gosto da câmera, o microfone para mim é tudo”. Se todos os programas policiais da televisão brasileira tivessem personagens assim, o Brasil dominaria o ranking da produção mundial de memes. Indignado com um repórter, o acusado pelo assassinato da própria mãe não se contém em lançar xingamentos para a câmera.

Fonte da imagem: reprodução de vídeo/YouTube

Caso só tivessem presentes as ofensas, o vídeo não seria nada demais. Porém, o olhar vidrado do entrevistado e a forma como ele fala tornam o que deveria ser uma entrevista séria em algo muito divertido. Uma procura rápida no YouTube revela vários remixes com algumas das frases mais famosas – entre elas, a inigualável “ah, morre diabo”. Clique aqui para acessar por sua conta e risco.

.....

E você, o que acha dos memes reunidos aqui? Sentiu falta de algum? Não deixe de registrar sua opinião em nossa seção de comentários. E lembre-se de que o Erro 404 tem como objetivo apresentar situações bizarras ou engraçadas do mundo da tecnologia. Portanto, não leve tão a sério o que está escrito acima.

Como reparar o Windows sem ter o disco de instalação?

17:20:00 0 Comments A+ a-

Não é necessário que você tenha o disco de instalação do sistema para recuperá-lo. Veja como fazer.


Computador que não inicializa, sistema que não carrega, programas que travam, lentidão em demasia, ícones mudando sozinhos, danos no registro do Windows e diversos outros problemas como esse já assolaram a maioria dos usuários de PC.

Se você nunca passou por nada disso, é porque ainda não mexeu com isso tempo suficiente para que aconteça. Mas nem sempre é necessário formatar a máquina, pois o sistema poderá ser recuperado.

Alguns problemas que ocorrem no Windows só são possíveis de serem resolvidos com a reparação do sistema. Tal reparação está disponível em todos os discos do Windows, à partir da versão XP. Basta fazer o boot pelo disco, aguardar o carregamento do programa de instalação e, na tela em que a instalação detecta que já há um Windows instalado, escolher a opção “Reparar esta instalação”.

No Windows 7, há ainda a opção de criar um DVD específico para o fim de reparar uma instalação defeituosa, mas em suas versões anteriores, não existe essa possibilidade.

Não arranque seus cabelos antes de testar o Paragon Rescue Kit.

O fato é que quando compramos um computador, nem sempre ele vem acompanhado do disco de instalação do sistema operacional, o que deixa o usuário completamente à mercê de problemas e da solução oferecida pela empresa que montou a máquina.

Por mais que existam soluções nos próprios discos de instalação no sistema, ou mesmo soluções internas, como a criação de DVDs de recuperação, os processos costumam ser pouco amigáveis, deixando o usuário perdido e sem saber o que fazer.

No entanto, existe um programa capaz de fazer tudo isso por você, sem a necessidade do CD ou DVD de instalação do Windows. Ele funciona nas versões XP, Vista e 7 do sistema e é muito simples de usar. Seu nome é Paragon Rescue Kit, que está disponível para download no site do desenvolvedor.

Criação do disco de recuperação

Depois de fazer o download, inicie a instalação. Haverá um momento em que a tela ilustrada abaixo será mostrada. Apesar de o Paragon Rescue Kit ser grátis, é necessário que você faça um cadastro no site do desenvolvedor para receber um número de série.

Preencha com a chave e número de série recebidos por email.

Clique no link mostrado nessa tela para ir até a página de registro. Preencha seu nome, sobrenome, email, seu país e a língua desejada para o programa — ele só está disponível em inglês, francês, alemão, russo e japonês. Por fim, clique em submit.

O próximo passo é checar a caixa de entrada do email informado, mas a mensagem pode demorar até 15 minutos para chegar — olhe a caixa de spam para ter certeza de que o email não foi parar nela. Quando isso acontecer, copie os dados e cole-os no campo correspondente. Depois, clique no botão “Avançar”.

Na tela seguinte, você terá duas opções: gravar o disco de recuperação diretamente ou somente criar um arquivo ISO para gravar em um disco posteriormente. De qualquer forma, não há como instalar o programa no computador, pois ele serve justamente como um novo sistema operacional, que consertará seu Windows.

DICA: se o seu sistema estiver imprestável, sem a capacidade de iniciar, peça para um amigo fazer o procedimento acima e gravar a instalação em um CD ou DVD para você.

O CD criado é bootável, o que significa que você só precisa colocá-lo na gaveta do drive ótico assim que ligar o PC e pressionar qualquer tecla quando a mensagem de boot solicitar. Em poucos minutos, o Paragon Rescue Kit se iniciará e você poderá iniciar o exame e recuperação do seu sistema.

Como usar?

Depois de gravar o DVD com o Paragon Rescue Kit, coloque-o no drive e reinicie o PC. Caso o computador esteja desligado, coloque o disco no drive assim que ligá-lo. O programa de recuperação deve iniciar automaticamente. A tela abaixo será mostrada.

Tela inicial do programa.

A primeira opção serve para que você, sem iniciar o Windows, faça cópias de segurança dos dados presentes no seu computador. Teclando Enter, será mostrada a estrutura de diretórios do seu HD. Use-a para localizar os arquivos que você deseja copiar.

Ainda na tela inicial, há a opção “Boot Corrector”, que você pode usar para consertar problemas nos arquivos de inicialização, registro e outros.

A opção “Undelete Partition” pode ser usada para que você recupere partições excluídas acidentalmente e, na sequência, os arquivos que estavam nelas.

O “Log Saver” serve para que você grave arquivos com relatórios de erros, para enviar para um técnico ou alguém que possa ajudá-lo a resolver os problemas da máquina.

Como criar um DVD com menus

17:16:00 0 Comments A+ a-

Capriche e mostre que você é bom com vídeos ao criar um DVD com menus.



Quando você aluga um filme em DVD ou vê um trabalho profissional, é normal que a primeira coisa a aparecer na televisão seja um menu caprichado.

Neste tutorial você aprende, com o uso do DVDStyler, como criar um DVD com menus personalizados, a partir de seus próprios vídeos.

Pré-requisitos
  • FormatFactory (ou outro conversor de vídeo de sua preferência);
Baixar
  • DVDStyler (o programa utilizado para criar DVD com menus);
Baixar
  • Gravador de DVD;
  • DVD virgem ou DVD-RW.

1. Preparando os vídeos

Para que você crie um DVD de vídeos com menus, a primeira coisa a fazer é deixar tudo preparado. Primeiro, converta todos os vídeos que você vai utilizar para o mesmo formato. Prefira os seguintes: AVI, FLV, MOV, MP4, MPEG e WMV.

Converter a imagem.

2. Criando o seu DVD

Ao abrir o programa, já é possível começar um novo projeto.

(1) Escolha o rótulo de seu disco, coloque a capacidade que pretende usar (um DVD comum tem 4.7 GB) e defina a qualidade do vídeo;

(2) O formato de DVDs com vídeos normalmente é NTSC, devido ao padrão de cores usado nos aparelhos. Usar PAL pode acarretar em vídeos em preto e branco;

(3) A proporção 4:3 é para vídeos "quadrados" e 16:9 para os widescreen;

(4) O formato de áudio mais compatível é o AC3.

Configure o projeto.

O próximo passo é escolher o título que aparece no DVD (como se fosse o nome do filme) e um dos modelos:


Depois disso, o menu principal e um de títulos são adicionados automaticamente e aparecem na parte de baixo da tela (que chamaremos de "barra de títulos").

É hora de adicionar todos os vídeos que devem ser incluídos no DVD. Clique com o botão direito do mouse na "barra de títulos" e selecione "Adicionar" > "Arquivo":


Procure pelos vídeos (você pode selecionar vários ao mesmo tempo) e clique em "Abrir":


Todos os vídeos são adicionados à "barra de títulos". Se você der um duplo-clique sobre eles, várias opções aparecem, como para configurar o formato e o número de capítulos:


3. Configuração e criação de menus

Com todos os vídeos adicionados e configurados, é hora de dar atenção aos menus. Todos os elementos que já são adicionados podem ser editados com um duplo-clique. Assim, é possível personalizar a cor dos textos e configurar o funcionamento de botões:


Para adicionar um menu, clique com o botão direito do mouse na "barra de títulos" e selecione "Adicionar" > "Menu":


As abas do lado esquerdo da tela permitem que você adicione elementos. Em "Planos de fundo" você escolhe uma das imagens para utilizar na parte de trás dos menus:


Para adicionar botões, vá à aba de mesmo nome e arraste-os para o centro:


Dê um duplo-clique sobre os botões para abrir a janela de propriedades.

A função que você deve dar mais importância é a "Pular para" (1). Nela você pode escolher um menu ou um título para começar a reproduzir.

Para criar um menu de várias páginas, você precisa adicionar vários deles. Digamos que cada um deles tenha o nome de "Menu 1" e "Menu 2", por exemplo. Sendo assim, na primeira página, você deve colocar um botão que avance para a segunda. Nesse caso, a ação do botão deve ser "Pular para menu 2". E, no outro menu, você deve colocar um botão que tenha a ação "Pular para menu 1" (para voltar):


A intenção de usar menus é de que você adicione vídeos a eles. Para isso, arraste o título para o meio, como indica a imagem abaixo:


Também é possível adicionar outras personalizações ao clicar com o botão direito do mouse no meio da tela:


4. Exportar e gravar o DVD

Quando estiver tudo pronto, você já pode gravar o recém-criado DVD. Para isso, procure pelo botão na barra com a legenda "Gravar" (ou vá à "Arquivo" > "Gravar"):


Se assim desejar, você pode gerar uma imagem (1) para gravar com outro programa (ImgBurn, por exemplo). Depois, defina o local em que será salvo o projeto (2). O DVDStyler também permite que você grave direto dele (3):


Aguarde o processo ser concluído e pronto. Seu DVD já está pronto para rodar:

.......................

Viu como é prático criar um DVD com menus? Agora solte a criatividade e mostre para todos como você sabe caprichar quando o assunto é manipulação de vídeos. Até a próxima

Aprenda a liberar portas em um roteador facilmente

17:08:00 0 Comments A+ a-

Esqueça os complicados sistemas de configuração dos roteadores. Um só programa pode fazer tudo para você.


A internet banda larga já é realidade no Brasil para muitos usuários e a quantidade de computadores presentes em uma só residência aumenta todos os dias. Com isso, surge a necessidade de compartilhar a conexão entre os diversos PCs, sem que o usuário precise pagar por uma assinatura para cada uma das máquinas.

Para fazer o compartilhamento, são usados dispositivos chamados roteadores, que possuem diversos conectores. Eles são usados para distribuir a conexão entre os PCs, já que só é possível conectar um cabo de rede por vez ao modem.

A felicidade de adquirir um roteador, porém, pode acabar assim que o usuário o liga, pois diversas configurações são necessárias para fazê-lo funcionar corretamente e com segurança. O problema é que atualmente a grande maioria dos roteadores não possui sistemas de configuração amigáveis.

Na realidade, somente usuários mais avançados são capazes de entender o que cada uma das configurações faz e alterá-las sem causar problemas. Mesmo iniciantes gostam de usar programas compartilhadores de arquivos, jogos, mensageiros e diversos outros.

No caso específico de compartilhadores e jogos, muitas vezes há a necessidade de serem liberadas portas de comunicação para que eles funcionem com velocidades satisfatórias e sem problemas de queda de conexão.

Abrindo portas no roteador.

Sabendo disso, o Portal Baixaki produziu este artigo para ensinar você a liberar as portas do seu roteador sem precisar entrar no sistema de gerenciamento dele.

1. Pré-requisitos

— Roteador: partiremos do pressuposto que o seu roteador já está ligado na tomada de energia e o cabo de rede já está plugado no seu PC — no caso de roteadores com antena para conexão wireless, não é necessário o cabo de rede.

— Simple Port Forwarding: programa simples que dispensa o uso do sistema operacional que vem embutido em todo roteador. Ele possui suporte para marcas e modelos mais populares. Para ir para a página de download, clique na imagem abaixo:

Clique para ir para a página de download do Simple Port Forwarding

2. Faça você mesmo

Seu computador envia e recebe dados de e para a internet através de portas de comunicação. Porém, essas portas ficam sempre fechadas, a menos que um programa autorizado as abra. Da mesma forma, o seu computador e o roteador também se comunicam através de portas, que também vêm fechadas por padrão.

Para facilitar a configuração do seu roteador, o melhor é utilizar um programa que automatize a tarefa. Dessa maneira, se por algum motivo você tiver que trocar o aparelho ou mesmo se você se conecta em várias redes diferentes — como em casa e no trabalho —, você precisará de somente uma ferramenta.

Simple Port Forwarding

A instalação do programa é simples. Vá clicando em “Next” até que ela seja finalizada. Depois inicie-o e aguarde a verificação de novas versões. Caso apareça uma mensagem solicitando a atualização, clique em “Sim” ou “Yes” (dependendo do idioma do seu Windows).

Depois de feitas as atualizações, ou mesmo se elas não forem necessárias, é exibida uma janela de nome “Getting Started” (Começando). Felizmente, essa tela possui todas as configurações necessárias para liberar as portas desejadas do seu roteador.

Começando

*Note que existem números que representam os passos a serem seguidos. Nosso tutorial mostrará os passos exatamente na ordem em que eles aparecem nessa lista.

Se você por acaso fechar a janela “Getting Started” por acidente, basta fechar o programa e abri-lo novamente para que ela reapareça.

O campo (1) “Update Router List” (Atualizar lista de roteadores) serve para que seja baixada a lista de roteadores suportados pelo programa, bem como suas configurações padrão. Clique no botão “Do it now” (Faça agora) para atualizar a lista, garantindo assim que eventuais atualizações sejam incorporadas.

Em seguida, no campo (2) “Select Your Router & Set Login Info” (Selecione seu roteador e preencha informações de login), clique no botão “Do it now” para abrir a lista de roteadores suportados pelo programa.

Selecionando marca e modelo do roteador.

Os roteadores estão ordenados por nome de fabricante e modelo. Localize o seu e dê um duplo clique sobre o nome dele. Se você não souber essas informações, procure-as no manual do dispositivo. Geralmente o modelo está impresso já na capa do manual.

IMPORTANTE: o Simple Port Forwarding utiliza as informações de login e senha que já vêm definidas de fábrica. Se você alterou esses dados, preencha-os na janela principal do programa, nos campos demonstrados na imagem a seguir:

Alterando informações de login e senha.

Repare que, quando você termina cada um dos passos, aparece uma marca como a destacada na imagem abaixo. Isso é útil para que você tenha a certeza de que já realizou aquela tarefa.


Passos já realizados ficam marcados.

O próximo passo é configurar o endereço IP do computador para que ele seja sempre o mesmo. Chamamos isso de “IP estático” e é necessária essa alteração, pois sempre que liberamos portas no roteador, precisamos definir qual será o computador que as utilizará, pois as regras de liberação de portas apontam sempre para um único endereço IP.

No campo (3) “Set your local IP to a static IP” (Definir seu IP local para estático), clique no botão “Do it now”. A janela que se abre mostra as informações atuais no campo “Current Info”  (Informações atuais) e, no campo “New Info”, as que substituirão. Note que o Simple Port Forwarding detecta as configurações atuais e se baseia nelas para definir as novas.

Definindo um IP estático.

Clique no botão “Enable Static IP” (Habilitar IP estático) e aguarde alguns segundos. O programa parecerá estar travado, mas isso acontece quando os dados estiverem sendo alterados. Uma caixa de diálogo com o texto “Done!” (Feito!) é exibida se a mudança for realizada com sucesso. Depois, clique em “OK” e feche a janela para voltar para a lista de tarefas.

Clique em OK.

IMPORTANTE: para liberar portas, você já deve ter os programas instalados no computador. Isto é, se você quiser liberar portas para o eMule, ele já deve estar instalado na máquina.

Chegou a hora de fazermos o que realmente precisamos, que é liberar as portas utilizadas em nossos jogos, programas de torrent, compartilhamento P2P, etc. Clique no botão “Do it now” do campo (4) “Choose which ports you need to forward” (Escolher portas a serem encaminhadas).
A janela de configuração das portas parece mais complicada que as outras, mas lendo nosso tutorial, você verá que ela é mais simples do que aparenta.

Tela de adição de programas.

Repare que há dois botões no topo da janela: “Database” (Base de dados) e “Add custom” (Adicionar regra personalizada). O primeiro já vem habilitado, para que você encontre o programa desejado na lista.

Caso você não tenha entendido: o Simple Port Forwarding traz uma lista de softwares, bem como as configurações padrão necessárias para liberar as portas que eles utilizam.

Ou seja, você não precisa entrar nas configurações de cada programa para checar essas informações, a menos que o software não esteja na lista, o que é improvável. De qualquer forma, ensinaremos as duas maneiras.

Adicionando programas a terem suas portas aberta.

Com o botão “Database” pressionado, clique na lista que fica logo abaixo do campo “Program database” e escolha o programa para o qual você deseja liberar as portas. Em seguida, clique no botão “Add”. Neste exemplo, usamos o jogo World of Warcraft, pois ele está instalado no PC de testes.

Se você estiver liberando portas para programas de download P2P, como eMule, LimeWire, BitTorrent ou uTorrent, utilize a lista que fica logo abaixo do campo “or Choose a Special Program” (Ou escolher programa). Escolha o programa desejado, clique no botão “Add” e feche a janela.

Adicionando programas de compartilhamento.

Essa segunda configuração é necessária para os programas de compartilhamento porque a grande maioria deles usa uma porta aleatória a cada execução. Entretanto, o Simple Port Forwarding verifica e a adiciona automaticamente a porta utilizada no momento. Depois de clicar no botão “Add”, feche a janela.

Se o programa para o qual você deseja abrir portas não estiver em nenhuma das duas listas, é possível adicioná-lo manualmente. Para isso, utilize o botão “Add Custom”, conforme a imagem:

Adicionando programas que não estão na lista.

*A princípio, você provavelmente não precisará do botão “Add Custom”, a menos que utilize programas pouco conhecidos.

Depois de feitos os passos anteriores, precisamos enviar os dados ao roteador. No campo (5) “Update the router”, clique no botão “Do it now” e aguarde. Uma janela é aberta e nela são mostrados os passos detalhados realizados pelo programa, bem como a página de configuração do roteador.

Realizando as alterações no roteador.

No final, você pode checar as mensagens para ver se ocorreu algum erro. Se os dados fornecidos por você estiverem corretos, não há por que haver qualquer problema.

Ainda não terminamos, mas estamos quase no fim. Antes de testarmos as portas para ver se elas estão realmente abertas, devemos liberá-las também no firewall nativo do Windows. O Simple Port Forwarding também é capaz de fazer isso.

Configurando o Firewall do Windows.

Clique no botão “Do it now” do campo (6) “Add ports to the Windows Firewall”  (Adicionar portas ao firewall do Windows) e aguarde até que o procedimento seja executado. Uma janela exibe o progresso e o resultado. Feche-a depois que a tarefa terminar.

O último passo é testar as portas que acabamos de abrir, para verificar se tudo foi feito da maneira correta. No campo (7) “Test that the ports now work” (Testar para ver se as portas estão funcionando), clique no botão “Do it now”. Uma nova janela é aberta.

Clique no botão “Begin” para que o teste de comunicação comece. Se todos os passos tiverem sido seguidos corretamente, uma mensagem de sucesso aparecerá no quadro da direita.

Testando as portas abertas.

Pronto! Seu roteador está com as portas liberadas para que seus programas se comuniquem sem problemas com a internet.

O que pode dar errado?

— Se você tiver entrado nas configurações do roteador anteriormente e alterado as informações de login e/ou senha, o Simple Port Forwarding não conseguirá efetuar login.

Por isso, antes de qualquer coisa, use os campos adequados da janela principal do programa para digitar o nome de login e a senha definidos por você na configuração do roteador;

— Alguns roteadores possuem configurações adicionais para a definição de IPs estáticos nos computadores conectados a eles. Se o computador perder a conexão no momento em que você definir um IP fixo, desfaça a alteração e procure mais informações sobre o a configuração DHCP do roteador.